Páginas

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Um ano inesquecível - Ronald Antonhy

Um ano inesquecível é o nome do segundo livro que li com esse título, o que me faz pensar que talvez seja uma mensagem... Quero acreditar que, nos últimos momentos de 2016, vou chegar a essa conclusão. O que deve acontecer para um ano ser inesquecível?


No livro de Ronald Anthony, um ano inesquecível para Jesse foi aquele em que ele pôde conviver com seu velho pai e repensar sobre o amor e seu relacionamento como algo duradouro. Ele nasceu um bom tempo depois que o restante dos irmãos, ficando distante do pai e sem ambiente na casa (era muito novo para as conversas de adulto e muito criança para os irmãos).


Quando Mickey Sienna estava com seus 83 anos, já viúvo, após esquecer uma panela no fogão e quase incendiar a casa, os filhos se reuniram para ver o que deveriam fazer com o pai. Logicamente que a primeira opção foi o asilo, a qual foi descartada por Jesse, que viu, nesse questionamento, uma oportunidade de ter um tempo com o pai.

Este será o ano inesquecível de Jesse, em que ele irá recuperar o tempo que não teve com o pai, preenchendo tantas lacunas de sua vida. Mickey Sienna acabou levando mais do que Jesse gostaria e, aos poucos, foram compreendendo os momentos, respeitando os limites, aceitando o silêncio, aprendendo a ouvir, a dividir. Mais do que isso, Sienna levou uma história guardada em uma caixa, além de seu coração.

Jesse, como qualquer pessoa que já amou, carrega decepções, cicatrizes e encara o relacionamento como algo passageiro. Desse modo, ele não consegue mais rotular o amor como namoro, noivado ou algo assim... Sentir o amor pulsar é um sinal de que é preciso correr antes de sair ferido dessa história toda.


O que ocorreu foi que Jesse conheceu Marina, uma moça fantástica, professora (Preciso dar mais qualidades?). Jesse evitou o tempo todo apresentá-la ao pai, como se tal encontro tornasse tudo mais sério. Mas Marina estava presente quando ele precisou viajar a trabalho, quando queria compartilhar suas conquistas.... Quando se viu sozinho. 


Um ano inesquecível foi aquele em que foi dada uma chance e essa foi abraçada, mesmo depois de ter sido evitada, pensada e repensada. Acho que encontrei a grande chave para responder a pergunta: O que deveria acontecer para o ano ser considerado inesquecível? Encontrar um grande amor? Fazer as pazes com pessoas que foram importantes em sua vida? Ganhar na loteria? Viajar? Não, é ter uma nova chance. Portanto, torne o seu ano inesquecível, agarre sua segunda chance e seja feliz!


Saudade do velho Sienna e de Jesse.... cujos pensamentos são tão parecidos com os meus.

Seleção de Trechos...

"Quando você é incapaz de estabelecer um compromisso, ou significa que valoriza a independência e a individualidade, ou significa que o relacionamento não é tão bom quanto um que se encontra na esquina."

"Em minha cabeça, entre as poucas Verdades Absolutas que definem a humanidade, havia uma que se relacionava a romance: o amor sempre acaba."

"Percebi que existem diversos tipos de amor romântico e cada um tem um prazo de validade. Você pode ser terno, generoso e doce. Você pode ser amargo, egoísta, ferino. Mas não importa como se vista, uma hora você vai ficar nu. Não há meios de manter a profundidade nas emoções. E, se você realmente se importa, vai doer muito mais no final."

"Deveria saber como me iludo e sobretudo como tendo a reagir quando as coisas não se desenvolvem à la Disneyworld."


"- E por que isso é importante para você?
- Porque o que você faz é importante
- Tem algum manual de instruções? Meu jogo veio sem.
- Muitas pessoas não precisam de manual de instruções. Elas simplesmente sabem qual é a coisa certa a fazer."

"Ela ainda era a mulher mais deslumbrante que ele conhecera. Os anos não eram capazes de mudar isso."

"Ele era de outro tempo e não era capaz de compreender que isso funcionava para mim. Para ele, os homens deveriam encontrar companheiras, construir famílias e morar em castelos, onde seriam os reis. Bem como deveriam trabalhar em escritórios, ter um salário, diversificar os investimentos. (...) Para ele, não era assim que o jogo era jogado."

"Lidar com pessoas diferentes implicava vários níveis de risco e recompensa."

"-Seria maravilhoso. Seria como explorar um novo mundo.
- Será como tem que ser."

"Você tem que tentar se atualizar com o fato de que o mundo muda muito além do que gostaria. Mas algumas coisas não mudam nunca. (...) Amor e romance não tinham mudado tanto assim em sessenta anos. Não o verdadeiro amor. Era sempre o mesmo havia milhares de anos."

"Um pouco de otimismo não faz mal a ninguém."

"Um dos privilégios conquistados por quem trabalhava duro e acordava cedo durante a semana era não ter que trabalhar aos sábados."

"Está tudo indicando que mudamos as regras do jogo sem termos concordado com elas."

"Havia uma voz dentro de minha mente. Uma voz mais forte. Que dizia que era assim que deveria ser."

"A mensagem é que há um motivo pelo qual devemos enfrentar tantas desavenças. É um momento no qual há um milhão de coisas que podem dar errado e provavelmente darão. A única coisa que faz as pessoas não desistirem é a absoluta convicção em sua inspiração e um amor incondicional pelo que fazem."

"A gente tem muita sorte quando é presenteado com um caso de amor raríssimo e deve tratá-lo como a joia da coroa."

"Finalmente compreendi que existem algumas pessoas no mundo que valem a pena. O amor nem sempre morre. Às vezes, transcende tudo."



Até a próxima postagem... 
Já de férias, vivendo meus dias
de sol, leitura, academia,
flores e amores!