Páginas

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

As Aventuras de Pi

As Aventuras de Pi foi mais um presente de aniversário que concluí no final das férias... Como podem ver, meus amigos conhecem minha paixão por livros... 

Esse, em especial, tem uma história relacionada ao filme, em que discuti um ponto de vista (acredito) relacionado ao tigre.
Ao ler o livro, tentei relembrar exatamente o que tinha afirmado, mas, seja o que for, acho que estava errada... kkkkk 
João Paulo, reconheço aqui no blog.




Gosto de saborear cada instante, conviver com a personagem. Não sou dessas leitoras que devoram... 

O livro conta a história de Pi, um menino muito religioso, que se apaixona por diversas religiões e é fiel a cada uma; sendo questionado por isso. 
Seus pais são simples, têm um zoológico; e, em meio aos animais e às crenças, Pi vai crescendo, criando seus valores....

Chega então o dia da mudança - a família vai deixar para trás o zoológico e tentar uma nova vida no Canadá, porém há um naufrágio e ele se torna o único sobrevivente
Somente no final do livro, quando ele conta a história aos chineses, é que ficamos sabendo da real e cruel história, a qual ele substitui por animais.... 


Eles não acreditam em nada que ele conta... muito menos na existência de Richard Parker.... o tigre de bengala.... Para mim, a melhor parte é quando os chineses brincam que irão tomar cuidado para não cruzar com o tigre, o qual desaparecera. Pi então afirma que não precisariam se preocupar, porque ele estaria escondido em um lugar onde eles nunca o achariam.....  
Quem tem fé, acredita.... consegue ver. A fé o manteve vivo.
Cada um escolhe a melhor história que quer contar e cabe ao leitor aceitar qual delas prefere guardar.... Fico com a primeira.

E foi tanto tempo no mar, 227 dias, mais de 7 meses.... E consegui sentir esse tempo, aquelas ondas, o abandono, até o enjoo da maresia... O silêncio da noite, os raios, o sol de  rachar....



Um livro enigmático, que faz pensar... Também terrível, intenso.... Uma aventura, conforme afirma o título da obra.

Gostaria de rever o filme para tirar mais conclusões e fazer uma análise comparativa com a obra.

SELEÇÃO DE TRECHOS...
"Se a morte anda tão grudada à vida não é por uma necessidade biológica - é por ciúme. A vida é tão linda que a morte se apaixonou por ela, e é um amor ciumento, possessivo, que tenta controlar o que pode."

"Ele me levou até a praia, parou diante do mar e, abrindo bem os braços, disse:
- Este é o meu presente para você."


"Na natureza, os bichos levam uma vida de compulsão e necessidade, dentro de uma hierarquia impiedosa, num habitat em que o medo existe em altíssima escola e a comida é escassa, o território precisa ser constantemente defendido e os parasitas eternamente suportados. Qual o significado da liberdade num contexto como esse?"

"- O seu nome, por favor?
- Sou quem sou."

"A minha sorte foi ter uns poucos professores realmente bons na juventude, homens e mulheres que entraram na minha cabeça escura e acenderam um fósforo."

"Ateus são meus irmãos de uma outra fé, e cada palavra que eles dizem expressam fé. Como eu, vão até onde as pernas da razão podem levá-los, e, então, pulam."

"O animal mais perigoso que existe num zoológico é o homem."

"Há em todas as coisas vivas uma dose de loucura que as leva a ter atitudes estranhas, por vezes inexplicáveis. Essa loucura pode ser uma forma de proteção."

"O princípio básico da existência é aquilo que chamamos de amor, que às vezes se realiza de uma forma nada clara, nada simples, nem imediata e, no entanto, é inelutável."

"As coisas não correram como se esperava, mas o que se pode fazer? Temos de encarar a vida do jeito que ela se apresenta e tirar o melhor proveito dela."

"Para um marinheiro de água doce, o mar é sempre impressionante e ameaçador, lindo e perigoso."


"A natureza pode encenar espetáculos de arrepiar. O palco é grande; a iluminação, dramática; os extras, incontáveis, e orçamento para efeitos especiais, absolutamente ilimitado."

"Inútil dizer que essa ou aquela noite foi a pior da minha vida. Entre tantas ruins para escolher, o melhor é não apontar nenhuma delas como vencedora."

"Perder um irmão é perder alguém com quem se pode compartilhar a experiência de crescer; alguém que pode teoricamente lhe dar uma cunhada e sobrinhos, criaturas que vão povoar a árvore da sua vida e lhe dar novos ramos. Perder o pai é perder aquele cuja orientação e cuja ajuda procuramos; aquele que nos apoia como o tronco apoia os ramos. Perder a mãe, bom, é como perder o sol acima de nós."

"Alguns de nós desistem de viver soltando apenas um suspiro resignado. Outros lutam um pouco, mas, depois, perdem a esperança. Outros ainda, e sou um destes, nunca desistem. Lutamos, lutamos, lutamos. Lutamos a despeito do preço que pagamos pela batalha, das perdas que sofremos, da improbabilidade da vitória. Lutamos até o fim. Não é uma questão de coragem. É algo da nossa constituição, uma incapacidade de abandonar. Pode perfeitamente ser apenas estupidez sedenta de vida."

"Tem uma coisa mais perigosa que um animal saudável: um animal ferido."

"Preciso dizer uma coisa sobre o medo. Ele é o único adversário efetivo da vida."

"Eu sobrevivi, porque fiz questão de esquecer."

"O tempo é uma ilusão que só faz nos deixar ofegantes. Sobrevivi porque esqueci até mesmo a noção de tempo."

"E entre eles dois, entre o céu e o mar, havia todos os ventos.
E havia todas as noites e todas as luas."

"Se aquele fruto tinha uma semente, era a semente da minha partida."

"Na vida é importante concluir as coisas do modo certo. Só então a gente pode deixar aquilo para trás. Caso contrário, ficamos remoendo as palavras que podíamos ter dito, mas não dissemos, e o nosso coração fica carregado de remorso."

"É difícil acreditar no amor. Perguntem a qualquer apaixonado. É difícil acreditar na vida. Perguntem a qualquer cientista. É difícil acreditar em Deus. Perguntem a qualquer crente. Qual o seu problema com as coisas difíceis de acreditar?"

"-Achamos isso muito pouco provável.
- Ganhar na loteria também é. E, no entanto, tem gente que ganha."

"O mundo não é apenas do jeito que ele é. É também como nós o compreendemos (...)"


Demorou, mas a postagem saiu.
Postagem digna do mês de 
agosto, que não acaba....
Até a próxima com essa delícia: