Páginas

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Simplesmente acontece

Simplesmente acontece é o melhor título para esse livro. Simplesmente as coisas não acontecem da forma com que sonhamos, simplesmente tudo foge ao nosso controle. Somos obrigados a percorrer outros caminhos, somos desafiados a improvisar... Simplesmente o tempo passa, mas o que é verdadeiro permanece.
Pode apostar que é um livro delicioso de ser lido. A forma com que ele foi construído é apaixonante, principalmente para quem gosta de registros escritos seja por carta, cartão, email, SMS, chats... A marcação do tempo também se dá desse modo, o que nos assusta. De repente estamos esperando um evento, e, no email seguite, descobrimos como aconteceu, e que deu errado.

Sim, na vida de Rosie parece que tudo dá errado o tempo todo. E a saída é sempre encarar com bom humor, o que faz com que possamos dar boas risadas no decorrer dos capítulos.

É impressionante.... Cada passo de sua vida há um obstáculo que a obriga a pegar outro atalho, a encarar a nova configuração de sua vida. 
A base é a grande amizade entre ela e Alex que se dá da forma mais linda, natural e verdadeira. Difícil encontrar um amigo assim, para vida toda. E eles tentam manter o laço sempre estreito, independente das circunstâncias... É bonito de acompanhar, chega a dar inveja de uma amizade nessa proporção.

Tudo começa a dar errado, quando Alex vai embora. O grande problema sempre vai ser lidar com a quebra de expectativa, o inesperado. Será o baile de formatura em que ele não vem, uma gravidez na adolescência, ser mãe solteira, deixar o sonho da faculdade para depois, encontrar um serviço por necessidade... etc etc etc etc....
Porém Rosie vai se fortalecendo, tornando-se cada vez mais uma mulher de verdade e, para isso, ela conta com a filha, seus pais, a irmã, sua amiga Ruby e, principalmente Alex.

Gosto de ver o quanto ela é persistente, o quanto não desiste de tentar, de encontrar seu lugar, de ser feliz de fato.
Com certeza é uma grande lição para nós leitores, que, muitas vezes, desacreditamos de tudo devido a tantas desilusões, seja no campo pessoal ou profissional.

A vasta seleção de trechos já mostra o quanto esse livro vale a pena.

O enredo é envolvente, e a leitura é muito fácil e prazerosa. Para os devoradores, é difícil de parar. Eu que gosto de ler aos poucos me vi avançando os capítulos, esperando mais e mais histórias. Simplesmente acontece! Vamos pensando... O que será que vai dar errado agora? Até quando? Que são perguntas que fazemos a nós mesmos diante de acontecimentos do dia-a-dia.

Entretanto, simplesmente acontece não é de todo negativo. Simplesmente acontece um beijo, uma surpresa um ganho... Simplesmente acontece um casamento, uma chance, um amor... Simplesmente acontece uma palavra, um olhar, um sorriso... O que tiver que acontecer simplesmente acontece!


SELEÇÃO DE TRECHOS...


"Trace uma meta para você. Defina o que você quer e todo o período deste ano fará sentido para você."

"Como a vida é engraçada, né? Bem na hora em que você pensa que está tudo resolvido, bem na hora em que você finalmente começa a planejar alguma coisa de verdade, se empolga e sente como se soubesse a direção em que está seguindo, o caminho muda, a sinalização muda, o vento sopra na direção contrária, o norte de repente vira sul, o leste vira oeste, e você fica perdido. Como é fácil perder o rumo, a direção...

"Não temos muitas certezas na vida, mas de uma coisa eu tenho certeza: você tem que lidar com as consequências de seus atos. Tem que seguir adiante, levar certas coisas até o final."
"Todos nós precisamos de sonhos. Precisamos de esperanças, saber que podemos alcançar algo além do que já temos."

"Os lagos não têm o 'drama' do mar."

"Entre em contato comigo quando voltar e me prove que pelo menos algumas coisas nunca mudam."

"A nossa vida é feita de tempo. Nossos dias são mensurados pelas horas, nosso salário é mensurado por essas horas, o nosso conhecimento é mensurado pelos anos. Agarramos uns minutinhos do nosso dia sempre ocupados pra fazer uma pausa no café. Voltamos correndo pra nossa mesa de trabalho, olhamos pro relógio, vivemos em função de compromissos. Mesmo assim, quando esse tempo enfim acaba, bem lá no fundo você se pergunta se esses segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos e décadas foram gastos da melhor maneira possível."

"Pode ser que ele não seja a pessoa com quem você se sinta à vontade para se sentar próximo durante um jantar, mas para mim ele é uma pessoa com quem me sinto à vontade para dividir a vida."
"Por que é que eu me sinto a única pessoa que está perdida, preocupada com as escolhas que fez e com as direções que tomou? Para onde quer que eu olhe, vejo as pessoas seguindo a vida adiante. Talvez eu deva fazer apenas o mesmo."

"Engraçado, porque, quando a gente é criança, acredita que pode ser tudo o que quiser, ir para onde se tem vontade. Não há limites. Você espera o inesperado, acredita em mágica. Aí você cresce e a inocência acaba. A realidade da vida mostra a sua cara e você se sente golpeada quando constata que não pode ser tudo o que quer e que só precisa se conformar com um pouco menos do que aquilo que havia imaginado."

"Você pode correr e correr, o mais rápido e o mais longe que quiser, mas a verdade é que, sempre que fugir, lá está você."


"Espere pelo inesperado pelo menos uma vez. Talvez desta vez você não sofra um choque tão grande quando vir que as coisas não aconteceram do jeito que você esperava."

"Desejamos que vocês, garotas, não precisem mais derramar lágrimas. Que o mundo seja bom para vocês."

"Nem todos os homens são uns merdas. Só aqueles que você já conhece."


"A vida não é perfeita para ninguém. (...) Basta você fazer o melhor com aquilo que tem."


"Estou tentando encontrando sentido na frase 'tudo tem uma razão para acontecer', e acho que descobri essa razão: para me irritar."


"Você pode usar o nome que quiser, só que, no final do dia, uma oportunidade perdida continua sendo uma oportunidade perdida. Mas não se preocupe; acho que há uma lição para ser aprendida em tudo isso."


"Somos as duas únicas pessoas que compartilham todas essas memórias. E o que decidimos contar às outras pessoas só depende de nós."

"Antes tarde do que nunca. Algumas coisas são assim."

"Para alguém que considera caminhar até o outro lado do jardim uma aventura, poder viajar é um verdadeiro sonho."


"Adeus mundo, adeus a todos, obrigada pelas lembranças." (Frase de lápide....)


"As pessoas que dizem que é uma longa história na verdade querem dizer que a história é curta e idiota, e que ficam envergonhados demais para contar a verdade."


"É impossível alguém passar sessenta e cinco dias do ano doente e ainda continuar vivo. (Isso me faz pensar nas pessoas que levam atestado.... kkkk)


"Às vezes eu me assusto com a rapidez com que os meses passam. Eles se transformam em anos e eu nem percebo."

"Aprendi que lar não é um lugar, e sim uma sensação."

"Eu sou Rosie Dunne, afinal de contas. Nasci para encarar qualquer coisa." (Eu poderia dizer... "Eu sou Luciana Avancini, afinal de contas. Nasci para encarar qualquer coisa.)


"Só saio da prateleira se pagarem o preço total que estou pedindo. E, se ninguém estiver interessado em comprar, não vou aceitar um simples aluguel." (kkkkkkkkkk Muito boa)


"Você foi o projeto mais longo da minha vida."


"Nunca é fácil ter que ir embora quando a decisão não é sua."


"Agora o mundo é - mais uma vez - o limite."



Agora preciso ver o filme e fazer minha análise comparativa, apreciando em 102 minutos a história lida em 446 páginas.


Até a próxima postagem
Hoje, com gostinho de vitória
ao ver classificada no concurso da
EPTV na escola uma aluna minha!
#orgulhodeserpadrereinaldo
Minha escola