Páginas

sábado, 23 de maio de 2015

As travessuras da menina má

Foi um presente de um amigo. Dentro do papel de embrulho estava uma obra que ganhara prêmio nobel de literatura... um autor novo para minha biblioteca. Foi assim que Mario Vargas Llosa entrou em minha estante por meio do livro: TRAVESSURAS DA MENINA MÁ.

Considero um título leve, brando, irônico até. Quando penso em travessuras, vem à minha cabeça brincadeira de criança, inocente. Desse modo, embora a capa escura indique um clima pesado, não imaginava que a história da menina má fosse, em alguns momentos, tão pesada.

Em meio a fatos históricos detalhados em que estão inseridos as personagens, há uma história de amor entre uma menina e Ricardo, que tem seu início marcado por uma paixão de adolescência.

Impressionante as diversas identidades da menina má: primeiro Lily, uma chilena; depois Arlette, uma guerrilheira; madame Robert Arnoux; Mrs Richarson, Kuriko, madame Ricardo Somocurcio... Otilia.. SETE versões, cada vez com um marido, uma nacionalidade, uma situação, uma aparição inesperada e um elo com o passado que não se rompe de forma alguma.


Enquanto ela percorre o mundo entre idas e vindas, Ricardo segue sua vida como tradutor, conhece diversas pessoas marcantes que permitem que tenha uma vida além das surpresas relacionadas à menina má, embora tenha a confiança de cada uma delas para compartilhar sua história.


Todas essas pessoas que aparecem estão de passagem e, quando há um apego, elas desaparecem, como se nunca tivessem existido. Ricardo experimenta, desse modo, diversas formas de solidão. Mas nada o afeta tanto quanto à sua menina, que vai, como ele, envelhecendo.

Sentimos raiva dela por ser tão imprevisível, por machucá-lo, por estar sempre de partida... Passado um tempo, ficamos ao lado dela, sofremos com as histórias que conta, com as marcas de sua aventura que mal sabemos se são verdadeiras...

E voltamos a ficar ao lado dele, sem entender o que faz com que a aceite de volta tantas vezes.

Acredito que seja mais uma obsessão do que um amor. Sem dúvida, Ricardo não aceita a realidade, luta contra o próprio destino e ama mais do que é de fato amado. Ele vive de momentos que a "menina" lhe oferece, e isso não lhe basta para manter o elo, para dar sentido a vida... Não o faz completo, mas o faz vivo.




Como leitores, opinamos, tomamos partidos, mudamos de posicionamento, julgamos; mas não sabemos ao certo o que se passa com esse casal. Como na vida real, "cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração." e aposta se vale a pena ou não esse amor.

SELEÇÃO DE TRECHOS...


"Felicidade, eu não sei nem me interessa saber o que é. (...) O dinheiro dá segurança, proteção, permite aproveitar a vida sem se preocupar com o amanhã. É a única felicidade que se pode apalpar."

"Na realidade, ele não queria conversar comigo. Tinha me convidado porque precisava de alguém que o ouvisse, precisava dizer em voz alta a alguma testemunha certas coisas que lhe queimavam o coração."

"O segredo da felicidade, ou, pelo menos, da tranquilidade, é saber separar o sexo e amor. E, se possível, eliminar da vida o amor romântico, que é o que faz sofrer. Assim se vive mais sossegado e se aproveita mais, pode crer."

"Os ingleses não têm tempo para a amizade." (Para refletir)

"Mas quem se importa com dinheiro quando a felicidade estava em jogo!"

"Isso me faz sentir viva, útil, ativa. Mas não feliz."

"O medo é uma doença, também. Que paralisa, que anula."

"Ouvia, como quem ouve chover, imersa em seus próprios pensamentos."

"Ele era considerado o ás da família."
"Morar nessa cidade é um grande mérito para ele, equivale a ter vencido na vida."

"Tinha orgulho de dizer que poucas vezes errou em toda sua longa vida profissional. Algumas, sim, porque só quem não erra nunca é Deus, e talvez o diabo, moço."

"Às vezes eu não prestava muita atenção no que ela me dizia, concentrado em como o dizia: com paixão, fantasia, convicção e alegria."

"A satisfação compensava com juros o pouco ou quase nada que aquela aventura lhe rendia."

"Sabia muito bem que meus infortúnios sentimentais se deviam mais a mim que a ela, por tê-la amado de um jeito que ela nunca poderia me amar, embora, algumas poucas vezes, tenha tentado: eram as minhas lembranças mais gloriosas."


ATÉ A PRÓXIMA POSTAGEM!



sábado, 16 de maio de 2015

Perguntaram-me se acredito em Deus

Paralelamente à leitura dos livros - A Culpa é das Estrelas e O Estranho Caso do Cachorro Morto - li um de Rubem Alves: Perguntaram-me se acredito em Deus.



Geralmente o lia antes de dormir, depois da leitura de capítulos dos outros exemplares... Era como se fosse uma oração de verdade, um livro para purificar, acalmar, tirar qualquer sensação ruim das leituras ou do dia...

E por que não ler somente Rubem Alves sem misturá-lo aos demais? Simplesmente porque ler Rubem Alves exige uma leitura vagarosa... Não é livro de devorar, é homeopatia... é reflexão em pequenas doses...



Ele mesmo, em muitos de seus textos, afirmava que gostaria que seus livros fossem saboreados. Não posso simplesmente me deitar ao sol e preencher uma hora que seja de leitura contínua de Rubem Alves... É um livro para ler na cama, suave...

Em uma palavra, eu diria que este livro é uma oração!


Sim, ele acredita em Deus, como eu, um Deus maior que tudo, que não está preso a uma religião, mas que é tudo de melhor, bonito e puro que existe. Deus é jardim, ensinamento, bondade, água cristalina.


SELEÇÃO DE TRECHOS...

"As histórias são contadas no passado, mas elas não têm passado. Só têm presente. Estão sempre vivas."

"Curta vida, Longo mar..."
Cecília Meireles
(Um dos meus versos preferidos)

"No princípio, antes que qualquer coisa existisse,
antes que houvesse o Universo,
O que havia era a Poesia.
Deus era Poesia.
A poesia era Deus.
Deus e a Poesia eram a mesma coisa.
E Deus criou as estrelas para, com elas, 
Escrever seus poemas nos céus."
(Prólogo do Evangelho de João, paráfrase)

"Em outros livros escrevem-se as coisas do Tempo. No livro da Poesia escrevem-se as coisas da eternidade."



"É assim que acontece: 'Deus quer, o homem sonha; a obra nasce.'" 
 (Fernando Pessoa)

"Tudo passa rapidamente e nós levantamos voo."

"(...) Há palavras depois das quais nenhuma outra palavra deve ser dita."

"São sempre as crianças que fazem as melhores perguntas."

"Os olhos são a lâmpada do corpo. Se os olhos forem bons, o mundo será belo. Se os olhos forem maus, o mundo será sinistro. O Paraíso mora dentro dos olhos."

"Quantas pessoas aqui na minha tenda estão pensando no ar?
Ninguém levantou a mão... Ninguém está pensando no ar. Ninguém nem sabe direito o que é o ar. E, no entanto, todos nós o estamos respirando. O ar é a nossa vida e não precisamos passar nele e nem dizer o seu nome para que ele nos dê vida. Mas o homem que se afoga no fundo das águas só pensa no ar. Deus é assim. Não é preciso pensar nele e pronunciar seu nome. Ao contrário, quando se pensa nele o tempo todo é porque está se afogando."
(Muito verdade)

"O tempo é um monstro que devora seus filhos. Fica a saudade. Saudade é a presença da ausência das coisas que amamos e nos foram roubadas pelo tempo."

"É assim que Deus se comunica com os homens, fazendo-os sonhar."

"Preciso dizer a eles que nunca mais um dilúvio destruirá a terra. (...) O arco-íris será a minha assinatura nos céus, como garantia da minha promessa. (...) Com o arco-íris nos céus pode-se brincar sobre a terra sem medo..."

(Arco-iris é um sinal sempre, uma resposta)

"Não há jeito de acabar com o perigo. Mas há um jeito de acabar com o medo. Coragem é isso: dormir sem medo a despeito do perigo."

(...) Só se deve falar quando a fala melhora o silêncio."

"A esperança é uma estrela. Estrelas não aparecem durante o dia. Estrelas só brilham durante a noite. Somente aqueles que caminham de noite podem vê-las."



"Aqueles que ouvem a melodia do futuro plantam árvores a cuja sombra nunca se assentarão."

"Quando eu morrer, filhinho,
Seja eu a criança, o mais pequeno.
Pega-me tu ao colo
E leva-me para dentro da tua casa.
Despe o meu ser cansado e humano
E deita-me na tua cama.
E conta-me histórias, caso eu acorde,
Para eu tornar a adormecer.
E da-me sonhos teus para eu brincar
Até que nasça qualquer dia
Que tu sabes qual é."

(Alberto Caeiro - Lindo de chorar)

"A palavra é o começo de tudo."

"Somos as histórias que moram em nós."

"Deus não se parece com banqueiros. Ele não tem um livro de contabilidade. Deus não tem memória: nem pune pecados nem recompensa virtudes. É como um regato de águas cristalinas. Não importa que joguemos nele os nossos detritos. Ele continua a jorrar águas cristalinas."

(Lucas - Paráfrase)



"As plantas me assustam. Elas são vivas. Estão sempre se transformando, crescendo, morrendo, deixando cair as folhas... (...) As pedras não são como as plantas. Elas são confiáveis. Não se mexem. Falam de eternidade."

"Quem ama jardins terá mais jardins."

"De que vale um homem ganhar o mundo todo se, para ganhá-lo, deixa  a sua vida no presente escorrer entre os dedos..."

"Quem está em busca incessante de muitos objetos de amor é porque ainda não encontrou o amor."

"Não fiquem inquietos por aquilo que ainda não aconteceu e nem se sabe se acontecerá. Tratem de cuidar dos males do amanhã, amanhã. O mal de cada dia é suficiente para aquele dia."


Até a próxima postagem!