Páginas

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

PARA ONDE ELA FOI

Depois de ler, E SE EU FICAR, que mostra o drama de Mia, menina talentosa que perde toda sua família em um acidente, queremos saber PARA ONDE ELA FOI, livro que dá continuidade à história.

O que teria acontecido com Mia? O livro mostraria o lado após a morte? O que teria acontecido com sua vida? Teria ela coragem e força para dar sequência à sua trajetória? Em que se apegaria para continuar? Onde ficaria Adam nessa nova fase?



O segundo exemplar dá show. Contraria qualquer tese que diz que o primeiro é sempre melhor... Em PARA ONDE ELA FOI, Adam conta a história sob seu ponto de vista... É de ler com o coração batendo na garganta, como se fosse a nossa vida escrita em páginas, como se eles deixassem de ser personagens de uma história e passassem a ser parte da gente...

Reencontrar Mia foi inesquecível. Depois de tanto tempo, naquela circunstância... da forma com que tudo aconteceu... acaba nos tirando qualquer reação. Ficamos tão surpresos com cada atitude, com cada explicação; tal como Adam.

Mia simplesmente seguiu sua vida, mas ninguém a segue sozinha, quando se tem um amor, seja ele em forma de Adam, ou de Teddy (irmão), de Kim (sua grande amiga), de seus avós ou até de pais, os quais embora mortos, sempre estarão vivos em seu dia-a-dia, se configurando como muito mais que apenas uma lembrança.
Há uma grande diferença entre se lembrar de quem se foi e viver quem se foi de uma forma única, para que a dor seja apenas suportável.

SE VOCÊ TIVESSE UMA SEGUNDA CHANCE PARA O PRIMEIRO AMOR... VOCÊ ACEITARIA? Mia dá sua resposta nesse livro, e cada leitor dentro de si é capaz de responder...




Acontece que há uma promessa feita mesmo de forma inconsciente, que mostra exatamente o poder das palavras. Mia e Adam são desafiados nesse romance: ela obrigada a conviver com a perda de quem se fora, e ele obrigado a aceitar a partida de alguém que a cada dia está mais viva do que nunca.

Sem nenhuma explicação, Mia foi... tentando se reconstruir em um novo espaço, em um novo formato. Qualquer passo para trás seria voltar para um cenário não mais feliz, intenso, mas de certa forma cinza, escuro e dolorido. Se Adam estava nesse espaço relacionado ao seu passado, teria que se afastar dele também.

“Vou te deixar ir. Se ficar.”



Ele pediu para que ela ficasse... Mas o preço foi caro, entretanto a vida tem suas formas de recompensar, quando se trata de algo verdadeiro como o amor.



MINHA SELEÇÃO DE TRECHOS

“A vida aconteceu.” (Segunda vez com que me deparo com essa frase, e acho que é a melhor explicação para qualquer desfecho, qualquer situação... Que responde aquela famosa pergunta: O que aconteceu?)

“Serei seu erro, você será o meu.
Foi o que assinamos, você e eu.”

“(...) me cansei de tentar. Então me justifiquei. É assim que os relacionamentos adultos são, como fica o amor depois de umas cicatrizes de guerra.”

“(...) há uma grande diferença entre saber que algo aconteceu e saber por que aconteceu, e acreditar nisso. Porque, quando ela cortou o contato, sim, eu sabia que havia acontecido. Mas levei um longo, longo tempo para acreditar.
Em alguns dias, eu ainda não acredito.”


“Ela não manteve um catálogo atualizado de cada conversa que tivemos? Isso se chama seguir em frente.”

“-Quer saber onde os espíritos da minha família vivem?
- Estão aqui – ela diz, batendo no peito. E aqui – ela completa, cutucando as têmporas. – Eu os ouço o tempo todo.”

“Você cruzou a água, me deixou para trás
(...) Comecei a seguir e percebi tarde demais
A terra firme que você deixou para trás.”

“Largar não é difícil. Decidir largar é difícil. Quando você decide, o resto fica fácil.”

“Pensei em todas as meninas cujas costas eu não pude esperar para ver indo embora.”

“Todo mundo quer um pedaço de mim quando não há pedaços suficientes para distribuir.”

“(...) acho que estou entendendo o conceito de encerramento. É parecido com o sentimento melancólico que você tem no final de férias. Algo especial está acabando, e você está triste, mas não pode ficar triste, porque foi bom enquanto durou e haverá outras férias, outros bons tempos.”



(...) É quase como ter minha foto na parede também. Um pequeno pedaço de mim ainda existe, mesmo que a maior parte não possa existir.” (Quando de repente se encontra algo que era seu)

“Há tantas coisas que eu gostaria de dizer a ela; acima de tudo, que eu sempre estive pronto.”

“-Onde você vai nesse meio-tempo. Se alguém precisar de você.
- Diga a todos para não precisarem de mim.”   

“Não há pele suficiente, saliva suficiente, tempo suficiente para os anos perdidos que nossos lábios estão tentando compensar enquanto encontram um ao outro.”

“- Não é justo!
- E quem te disse que a vida é justa?
(Outra frase recorrente... Que, mais do que isso chega a ser uma verdade.)


“Eu também queria entender o que ela ouvia no silêncio.”

“Você não me divide. Você me tem.”

Até a próxima postagem:
Paixão Crônica.. delícia!






quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Felicidade Crônica

Que delícia que foi ler esse livro FELICIDADE CRÔNICA de Martha Medeiros... Há um tempo já acompanho frases e crônicas pelo "O Pensador", mas nunca tinha lido um livro, algo com continuidade... Como ela se parece comigo no jeito de pensar, de escrever, nos pontos de vistas e nos gostos.

E o que é a felicidade crônica: curtir a vida, ter amor-próprio, família e outros afetos; viagens e andanças. Portanto, quando li, também fiz umas fotos de alguns capítulos publicáveis de minha felicidade crônica... as quais vou usar para estampar esta postagem.


Gostoso ler algo com o qual nos identificamos, como se pudéssemos dizer... É exatamente isso que penso, que acho, que sinto, que vivo. Aproveitar a vida de forma leve,  não viver de aparências, aproveitar os momentos, comemorar, arriscar, não ter medo de mudanças, encarar a vida, achar graça nas pequenas coisas, ver o lado bom de tudo, olhar o mundo com um pouco de poesia... Esses são alguns dos aspectos que me fascinaram, o que pode parecer clichê. Porém a forma com que ela aborda os temas é de uma liberdade e de uma espontaneidade exatamente como se define mesmo a crônica: uma conversa à vontade.

O livro é de ler no sol ou na sombra, com um marca-texto em mãos... Porque são muitos trechos que merecem destaque. Eu diria que Martha Medeiros merece destaque e ganha espaço em minha estante.



Dei risada por ela não achar graça, como eu, em Montanha russa; por encarar o casamento como uma experiência que pode vir a falhar; entre outras verdades jogadas do modo mais claro em suas páginas: vida, morte, presente, futuro, filhos, amores, amigos...   Por outro lado, também li crônicas em que ela nos dá um tapa, fala o que não queremos ouvir, é um "presta atenção", um "acorda"...

Até mesmo, em meio à apresentação, há um trecho que também tenho a ousadia de pensar que pode se referir à minha vida futura (quem sabe...)


"Eu havia alcançado um sonho que nem sei se era meu, mas sei que ainda é o de muitos: viver de escrever."

Há crônicas de todos os tipo: algumas para rir, outras para emocionar, fazer refletir ou simplesmente encantar.

Vou destacar algumas para você, leitor, sair a caça com sede de cada uma dessas:

- Le champagne (divertida)
- Desejo que desejes (linda)
- Vende frango-se (inteligente)
- Nasci assim, vou morrer assim (engraçada)
- Em que esquina dobrei errado? (reflexiva)
- Admitir o fracasso (reflexiva)
- Nossos velhos (triste)
- Carta ao João Pedro (linda)
- Carta ao Rafael (linda)




Outra característica marcante em suas crônicas é a vasta referência de filmes e livros que nos faz pensar: preciso conferir!

Para essas férias que aqui começam, é uma ótima dica!

MINHA DELICIOSA SELEÇÃO DE TRECHOS


"Essa tal felicidade, mais procurada que bandido de histórias em quadrinhos e filho desaparecido, não mora em um único endereço. Ela tem uma escova de dente em cada lugar."

"Cada um de nós mereceria ao menos uma reportagem para homenagear nossos dons mais secretos, aqueles que acontecem bem longe dos holofotes. O dom de viver sem aplausos e sem plateia. O glorioso e secreto dom de vencer todos os dias."

"Para quem valoriza apenas megavitórias, sobram centenas de outros dias em que, aparentemente, nada acontece, e geralmente são essas pessoas que vivem dizendo que a vida não é boa."

"(...) Não deixar o dia partir inutilmente é o único meio de a gente aguardar com entusiasmo o dia de amanhã."



"Morre lentamente quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho, quem não se permite, uma vez na vida, fugir de conselhos sensatos.
Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não acha graça de si mesmo.
(...) Estar vivo exige esforço bem maior do que simplesmente respirar."

"A vida não é um game onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio. (...) Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não está de acordo com as regras, demita-se. Invente seu próprio jogo."

"Desejo que desejes uns sonhos descabidos e que ao sabê-los impossíveis não os leve em grande consideração, mas os mantenha acesos, livres de frustração, desejes com fantasia e atrevimento, estando alerta para as casualidades e os milagres, para o imponderável da vida, onde os desejos secretos são atendidos."

" Já que é improvável que 2015 seja diferente de qualquer outro ano, que a novidade sejamos nós."
(Adaptação ao ano que virá)

"Não importa o que façamos, o risco de dar certo é o mesmo de dar errado, e até quando parece que dá errado, funciona. Qualquer coisa funciona."

"Só não muda quem não se relaciona com o mundo, não passou por nenhuma experiência amorosa, por nenhuma frustração. (...) Só não muda quem está morto."



"A vida não oferece opção: ou você segue, ou você segue."

"Desista. É a melhor coisa que você pode fazer quando não se consegue encaixar um sonho em um lugar determinado. Se nada de positivo vem desse empenho todo, reconheça: você fez uma escolha errada."

"Quem dá brilho ao nosso olhar é a vida que a gente optou por levar."

"(...) Prefiro não deixar nada pendente para a próxima encarnação e estou vivendo tudo que acho que vale a pena nesta vida mesmo."

"Só o que posso adiantar é que vai ser um pouco fácil e um pouco difícil, é assim pra todo mundo. Enquanto você se equilibra de um lado para outro, nunca se esqueça do mais importante: divirta-se."

"(...) Erramos um pouquinho todo dia por amor e por cansaço."


"Quem pensa demais não vive."

"Tédio é para os sem inspiração. O mundo oferece estradas, passeatas, eleições, aeroportos, ondas, montanhas, campeonatos, vestibulares, desafios, churrascos, festivais, feriadões, roubadas, gargalhadas, madrugadas e declarações de amor.  É assim mesmo, tudo misturado e barulhento."

"A vida não apenas continua, ela sempre recomeça."

"Viajar é um ato de desaparecimento."

"Viajar é uma jornada simultânea de ida e volta, nosso passado e nosso futuro marcando um encontro no asfalto."


E assim termino a postagem
para brindar essas férias desejadas 
e o Natal de cada um de vocês, leitores!
Até a próxima





quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Pai, do meu latim, saudade!


Dizem a fim de consolar, como se fosse possível, que quando uma pessoa morre, torna-se uma estrela no céu... Não penso que meu pai se tornou uma estrela. Acho que tenho idade suficiente para compreender a morte, até mesmo aceitá-la como parte da vida. Meu pai é e será sempre meu pai. Não olho para o céu a procura de uma estrela, olho para o céu, e parece que posso vê-lo por entre as nuvens, além do céu azul.

Ele está ali, mas também caminha comigo, sei o que ele pensa, dou voz aos seus comentários, lembro quase sempre sorrindo, dando risada... Mas também choro quando parece que há tão pouco tempo escutava seu arrastar de chinelo, quando o escutava levantar e comer, quando ficava sentado na cama vendo o que eu fazia no meu quarto, preocupava-se se alguém estava me olhando tomar sol, ou então fazia a maior propaganda de mim para seus amigos... 



São tantas coisas... Logo que ele se despediu de nós, ficamos aqui com tantas coisas: o OB que ele tinha comprado para mim, a garrafa de água, os chocolates que eu tinha dado na Páscoa... 
Lembro de tantas vezes que ele dizia da saudade que sentia do vô, pai dele, do Nane, seu bisavô.. E hoje é minha vez de sentar na mesma mesa e pensar comigo... Pai, que saudade... de ver vc aqui com a gente, de dar risada, de falar mal dos outros... São tantos acontecimentos aqui que o senhor deve rir daí de cima... Dou risada sozinha quando vejo as pessoas e pareço escutar o que diria... 

Gosto de ver e saber quanta gente carrega suas histórias, momentos... melhores lembranças de como era alto astral, jovem, moderno... alternativo... Parece que todo mundo tem algo para contar de engraçado e sempre com saudade... Sei que existem uns parentes que não devem ter bons comentários, mas parentes não escolhemos. Fico feliz de não saber na rua nem quem são, senão prometo que dou o troco.... kkkkk


Hoje a gente revive a dor de saber que o senhor tinha cumprido sua jornada aqui, mas, como tantas vezes conversamos, se existirem outras vidas, viremos juntos, teremos os mesmos laços... e nos reencontraremos...

Fique tranquilo que nossas lágrimas são de saudade, vamos seguir nossas vidas... mas é impossível esquecer você.


Hoje, em seu aniversário, posso dizer que continua presente em mim, que dia 10 continua sendo um dia especial como todos os outros, carregado das melhores lembranças, das comemorações mais engraçadas que sempre fizemos juntos...

Tenho certeza de que caminha comigo, e eu o cultivo em flores, em cuidados com seus passarinhos, carregando a mesma paixão que o senhor tinha pelo mundo, pelo momento vivido, sem se importar muito com o dia seguinte.Somos iguais em tantos aspectos, e isso não é lá muito positivo... Mas faz cada segundo valer a pena.
O que realmente importa é que estamos juntos, desde sempre até a eternidade, e estou aqui para dar voz a tudo que diria, a tudo que faria... no mesmo tom, na mesma brincadeira, carregando de você muito mais que esses olhos puxados que me fizeram ver o mundo de um ângulo privilegiado!

Pai, do meu latim... saudade!