Páginas

sexta-feira, 21 de março de 2014

P.S. eu te amo: mais que um livro...

O que dizer sobre o livro?
Em poucas palavras... Lindo de doer.
Eu já tinha visto o filme há algum tempo, logo que saiu... Não vou esquecer tão fácil... Foi no cinema em São Paulo, com minha amiga Letícia que me levou para uma programação tranquila, e eu chorei muito, a ponto de fazê-la sentir mal por ter me levado... Fases.
Cada livro ou filme tem uma forma de nos tocar e deixar uma mensagem, provocar uma reflexão, uma análise sobre a vida, deixar uma lição, uma marca.


Resolvi rever o filme, depois de ter lido o livro, a fim de fazer uma melhor análise comparativa. Devo dizer que é pouco fiel ao livro, e isso não o torna pior. Como uma leitora apaixonada, prefiro a história contada no livro; mas o filme é apaixonante... Impossível não se emocionar...

Para compreendê-lo é preciso ter um amor daqueles que julgamos como maior do mundo... Ter isso como um presente, ou apenas tê-lo vivido uma vez... 

Eu já disse que PS EU TE AMO é mais que um livro, é uma mensagem, um recado, uma declaração explícita, um querer dizer baixinho, um recado dado, uma filosofia de vida, um caminho, uma escolha, uma vida!


Por que eu gostei tanto dessa história?
Talvez porque eu acredite no amor acima de qualquer coisa.
Gerry é um homem apaixonado pela sua esposa Holly e, muito cedo, sua história é interrompida por uma doença. Porém, ele tem tempo de deixar uma sequência de cartas para que Holly o sinta presente, para que suas palavras a guiem nesses primeiros meses sem ele. Em todas, deixa registrado -  P.S. eu te amo.

Acho triste demais perder um amor, e perdê-lo de vista, de vida... toma uma proporção imensa, cuja dor eu não gostaria de experimentar...
Gosto, especialmente, de um traço marcante de Holly que a faz se parecer bastante comigo: não perder o humor, a graça. Por mais difíceis que sejam as situações que terá que enfrentar, por mais destruída que esteja por dentro, ela não perde a piada. Acredito que essa é a melhor forma de superar problemas, de tornar tudo mais simples, menos difícil, menos triste.


Holly vai descobrir que ela pode sim construir sua história, sua vida, por mais que ame tanto Gerry.
É o que todo mundo acaba descobrindo sempre... Que é possível seguir em frente.

O filme apresenta um desfecho diferente do livro... o que não acho coerente. Porém, acredito que o objetivo é acalmar o telespectador, dar esperança, mostrar o famoso "happy end". Mas, na vida, no romance, o final não é necessariamente a formação de uma nova situação, um substituto para a história que acompanhamos...
Tudo tem seu tempo...

Como já anuncia a capa do livro: Há amores que duram mais de uma vida. E essa era a história entre Gerry e Holly. Algumas pessoas têm o privilégio de viver um amor dessa dimensão, às vezes não têm tempo ou oportunidade de vivênciá-lo, porém acredito que já estão na frente daqueles que nunca tiveram um sentimento sequer semelhante.

Um amor justifica uma vida, e muitas outras, se assim for...
E que assim seja para aqueles que amam.


PS: EU AMO A SELEÇÃO DE TRECHOS

"Diziam que, com a idade que tinha, ela deveria estar conhecendo o mundo e se divertindo. Mas eles conheceram o mundo juntos."

"Você fez a minha vida. Não tenho arrependimentos. Mas sou apenas um capítulo de sua vida, muitos outros virão."

"Guarde nossas lindas lembranças, mas, por favor, não tenha medo que criar outras."

"Obrigado por me dar a honra de ser minha esposa."




"Não parecia justo. Porque não era justo."

"Bem-vinda ao clube dos inta." (kkkkkkkkkkk Obrigada!)

"Havia uma pequena chance de conseguir viver sem ele."

"Era muito cansativo tentar ser feliz o tempo todo, e ela simplesmente não tinha mais energia para isso."

"Alguns dias, ela se sentia muito feliz, satisfeita e confiante de que sua vida ficaria bem, e, com a mesma rapidez,  a sensação desaparecia, e ela voltava a sentir tristeza."

"Estava cansada de apenas existir; queria viver."

"Você não precisa de minhas coisas para se lembrar de mim, não precisa guardá-las como prova de que eu existi ou de que ainda existo em sua mente. Não precisa vestir as minhas blusas para me sentir perto; já estou aí... sempre abraçando você."



"Sempre que deixava de lado um objeto, era como se estivesse dizendo adeus a uma parte dele tudo de novo."

"Cada item guardava poeira, lágrimas, risos e lembranças."

"Perder alguém que amamos é sempre difícil, não importa se a pessoa está viva ou..."

"Estou me sentindo sozinha, cansada, triste, feliz, sortuda, azarada; sou mil coisas diferentes todos os dias da semana. Mas acho que bem é uma delas."

"Nada especial, mas ainda assim, uma vida."

"- Desde quando as pessoas começaram a sair ainda tão jovens?
- As pessoas não estão ficando mais jovens, somos nós que estamos envelhecendo."

"Queria sentir alegria pelas amigas, de verdade, mas não conseguia se livrar da sensação ruim de ter sido deixada de lado. A vida de todos estava caminhando, menos a dela."

"Todos nós merecemos uma maré de azar de vez em quando. Mas não se preocupe, a sorte virá também."




"Não há nada de errado em voltar para a casa dos pais de vez em quando. Faz bem para a alma."

"Estou feliz por ele de um jeito egoísta e amargo."

"Eles se reuniram para se lembrar de quem tinham perdido. E ele voltou a viver para todos eles naquela noite."

"Ela havia mirado a lua... e conseguira pousar em cima dela."

"Com a morte não havia exceções. Morrer era morrer e ponto final."

"Plante algumas sementes de girassol e tenha certeza de que dias quentes e ensolarados de verão chegarão."

"Lutar pela paz é como transar pela virgindade."

"Queria parar de desejar que o tempo passasse e aprender a aproveitar o momento. Estava tendo dificuldade de aproveitar momentos."

"É preciso ter medo para ter coragem?"

"Você pode celebrar o amor que teve em vez de se esconder dele."




"Algumas pessoas procuram a vida toda e nunca encontram sua alma gêmea. Nunca. Você e eu encontramos, mas ficamos com eles por um curto período. É triste, mas é a vida."

"Às vezes, na rua, um cheiro ou uma canção a transportavam para outro tempo e espaço. Uma época mais feliz."

"Não conseguia se desapegar, porque não queria. Não queria se desapegar, porque ele era tudo o que ela tinha. Mas ela não o tinha, por isso se sentia perdida e confusa."

"Motivos para ir: sentia que precisava ir."

"Acreditava que era possível qualquer pessoa amar qualquer pessoa, era o grande barato do amor; acontecia de todas as formas, tamanhos e intensidade."

"As lembranças duram a vida inteira."

"Então você bebe uma xícara de chá. (Como se fosse resolver. kkkkk)

"O Natal fazia com que se lembrasse dele. Ele era o Natal."

"É importante não apressar as coisas. Eu sei que você sabe disso, mas só quero que você seja feliz."

"Dizem que nada dura para sempre, mas acredito firmemente que, na verdade, para algumas pessoas, o amor continua vivo depois da morte." 




"Fico feliz em poder dizer que um elo assim nunca se desfaz."

"Ela havia recebido um presente maravilhoso: a vida. Às vezes, a vida era interrompida cedo demais, mas o que contava era o que a pessoa fazia com ela, não o tempo que durava."

"Para algumas pessoas o amor continua."

"Esta noite estou feliz. Vou me preocupar com o amanhã quando o amanhã chegar. Mas estou chegando lá..."

"Era uma mulher que cometia erros, que  às vezes chorava em uma segunda-feira de manhã ou à noite, sozinha em sua cama. Era uma mulher que com frequência ficava entediada com a vida e tinha dificuldades para acordar para trabalhar de manhã. (...)Era uma mulher que às vezes entendia as coisas de modo errado. Por outro lado, era uma mulher com um milhão de lembranças felizes, que sabia como era viver um amor verdadeiro e que estava pronta para viver mais a vida, amar mais e criar novas lembranças..."

"Enquanto isso, apenas viveria."


Até a próxima postagem...
Já com 30 anos e feliz!