Páginas

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Zahir: visível e presente

Com as atividades escolares típicas da vida de um professor em fim de bimestre, terminei faz algum tempo O Zahir de Paulo Coelho, e só hoje que terminei de postar os trechos e estou disposta a fazer uma reflexão...


Depois de ler alguns exemplares do autor, talvez tenha me tornado um pouco crítica... Achei que  a criatividade na criação da personagem foi um pouco perdida. Para mim não resta dúvida que o protagonista é o próprio Paulo Coelho, um escritor de renome, que já até fizera, se não me engano, o caminho de Santiago...

Porém o enredo é interessante... Casado com Esther, ele mantinha um relacionamento morno, sempre muito individualista, focado em sua carreira, em seus interesses e vontades. Porém, um dia, ela simplesmente desaparece.



O livro se desenvolve na busca e valorização desse amor, destacando a importância da mulher na vida de um homem, não como dependência, mas como complemento.
No decorrer desse reencontro, ele é obrigado a se desfazer e se reconstruir por meio das pessoas que conhece e de circunstâncias que vivencia, até que consiga se livrar de tudo que encobre sua essência.
Quando isso acontece, ele está pronto para reencontrar Esther.


E o nome, apesar de estranho, aparece logo no início seguido de uma explicação. Em árabe, quer dizer visível, presente, incapaz de passar despercebido.

Então me pergunto... O que pode ser o Zahir nesse livro?

O amor, a figura da mulher, a busca pela paz interior que envolve essa união entre os dois primeiros elementos.
Essa é minha visão.
Se você também leu, compartilhe seu ponto de vista...

Gostaria de dizer que fico feliz ao ler Paulo Coelho. Em meio ao seu texto, encontro passagens poéticas, reais, trágicas, metáforas tão profundas, ensinamentos, respostas para minhas próprias perguntas...
Talvez isso explique minha seleção numerosa de trechos. Gosto de cada um deles, e sou capaz estampá-los em muitos momentos de minha vida. Algumas pensando em mim, outras em  você, também em nós, e algumas aplicadas a qualquer um...


VASTA SELEÇÃO DE TRECHOS...

"Espero que sua estrada seja longa,
Que sejam muitas as manhãs de verão
(...)
Não apresse os seus passos
é melhor que a jornada demore muitos anos
e seu barco só ancore na ilha
quando você já estiver enriquecido
com o que conheceu no caminho."

"Não me arrependo dos momentos que sofri, carrego minhas cicatrizes como se fossem medalhas, sei que a liberdade tem um preço alto, tão alto quanto o preço da escravidão; a única diferença é que você paga com prazer, e com um sorriso, mesmo quando é um sorriso manchado de lágrimas."

"Liberdade não é a ausência de compromissos, mas a capacidade de escolher - e me comprometer- com o que é melhor para mim."



"Se eu tentar e falhar, não sei como será o resto de minha vida: por isso é melhor viver pensando em um sonho do que enfrentar a possibilidade de vê-lo dar errado."

"Se você perguntar se gosto de sua companhia, a resposta é sim. Se, entretanto, quer saber se consigo viver sem você, a resposta também é sim."

"Enquanto não arriscar tudo pelo que julgo ser a verdadeira razão de minha vida, dias como este voltarão a acontecer."

"Sempre poderei voltar a fazer o que estou fazendo agora, mas o meu sonho, ele não pode mais esperar. Ou eu o aceito ou o esqueço."

"Aquela mulher me fez dizer 'sim' quando eu queria dizer 'não', renunciou à minha companhia porque seu amor por mim era maior até mesmo que seu amor por ela (...) Aquela mulher quase menina, quieta, com olhos que diziam mais que qualquer palavra, muitas vezes amedrontada em seu coração, mas sempre corajosa em seus atos, sendo capaz de amar sem se humilhar, sem pedir perdão por lutar por seu homem."



"O ser humano tem dois grandes problemas: o primeiro é saber quando começar, o segundo é saber quando parar."

"Já não sou mais aquele que sonhava em ser alguma coisa: eu sou." (Uau)

"Você chegou à metade e não chegou até o final, está meio contente e meio triste, não é nem um homem frustrado nem um homem realizado. Não é frio nem quente, você é morno e coisas mornas não afetam o paladar."

"As pessoas acreditam no que querem acreditar."

"Liberdade absoluta não existe: o que existe é a liberdade de escolher qualquer coisa, e a partir daí tornar-se comprometido com sua decisão."

"- Estou apaixonada e tenho medo de sofrer.
- Não tenha medo; a única maneira de evitar esse sofrimento seria recusar-se a amar."


"- Sabe o que eu gostaria de lhe perguntar? Gostaria de saber se você me ama como eu o amo. Mas não tenho coragem. Não ousaria fazer esta pergunta, porque a resposta pode estragar minha vida."

"Acredito em sinais. Eu acredito em destino. Acredito que as pessoas tenham, todos os dias, uma possibilidade de saber qual a melhor decisão a tomar em tudo o que fazem."

"Acredito que o mundo será mais feliz se duas pessoas, apenas duas pessoas, forem mais felizes."

"Lembro-me de que, muitos anos atrás, alguém me perguntou o que tinham em comum todas as minhas namoradas que passaram por minha vida. A resposta foi fácil: EU."

"Morreu enquanto estava vivo."

"Se eu tivesse que morrer hoje, apesar de tudo o que tinha ocorrido em minha vida, apesar de minhas derrotas, das injustiças que sofrera ou que fizera alguém sofrer, eu permaneceria vivo até o último minuto, e com toda a certeza podia afirmar: ' O meu dia foi bom, pode a noite descer.'



" E o que você quer? Viver no topo do mundo? Quem lhe garante que a montanha é melhor que a planície? Sabemos per-fei-ta-men-te o que desejamos da vida! Sabe o que desejamos? Paz! E tempo livre."

"Por que as pessoas são tristes?
É simples. Elas estão presas à sua história pessoal. Todo mundo acredita que o objetivo desta vida é seguir um plano. Ninguém se pergunta se esse plano é seu ou foi criado por outra pessoa. Acumulam experiências, memórias, coisas, ideias dos outros, que é mais do que podem carregar. E, portanto, esquecem dos sonhos."

"À medida que contamos, nos despedimos do que já fomos."

"Por isso é tão importante deixar certas coisas irem embora. Soltar. Desprender-se. As pessoas precisam entender que ninguém está jogando com cartas marcadas, às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade ou por soberba,  mas simplesmente porque aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era e se transforme em quem é."
"Falamos de tudo, menos de amor, porque amávamos sem precisar comentar sobre o assunto."

"Estava acostumado a olhar o mundo usando seus olhos."

"A medida que o tempo passa, vão ficando cada vez mais dependentes um do outro, afinal a idade está chegando, as oportunidades de uma nova vida estão partindo."

"O importante, o necessário, o definitivo é agir como se nada estivesse acontecendo, é tarde demais para mudar."

"Já dei o primeiro passo, preciso ir até o final."

"Existe sempre um evento em nossas vidas que é responsável pelo fato de termos parado de progredir. Um trauma, uma derrota especialmente amarga, uma desilusão amorosa, até mesmo uma vitória que não entendemos direito, termina fazendo com que nos acovardemos, e não sigamos adiante."

"Ninguém quer esse tipo de liberdade, todos nós queremos um compromisso, uma pessoa para estar ao nosso lado vendo as belezas de Genebra, discutindo sobre livros, entrevistas, filmes, ou dividindo um sanduíche. Melhor comer metade do que comê-lo inteiro. Melhor ser interrompido pelo homem que deseja voltar logo para casa porque existe um importante jogo de futebol na tv, ou pela mulher que para diante de uma vitrine e interrompe no meio o comentário sobre a torre da catedral, do que ter Genebra inteira para si mesmo, todo o tempo e sossego do mundo para visitá-la."




"- E saiba, mesmo que não acredite, que eu a amei enquanto estivemos juntos.
- Tenho certeza, mas isso não diminui em nada minha dor."

"A primeira sensação, quando iniciamos esse tipo de viagem é achar que não vamos chegar nunca. A segunda é sentir-se inseguro, abandonado e pensar dia e noite em desistir. Mas se você resiste uma semana, vai até o final."

"Peço que seu horizonte seja mais amplo do que aquilo que consegue ver."



"Sempre usam a palavra azul para descrever o céu, mesmo que ele esteja cinzento, porque sabem que acima das nuvens ele continua azul."

"O sofrimento nasce quando esperamos que os outros nos amem da maneira que imaginamos, e não da maneira como o amor deve se manifestar: livre, sem controle, nos guiando com sua força, nos impedindo de parar."

Até a próxima!