Páginas

domingo, 30 de dezembro de 2012

O Diário de um mago: o caminho

Mais um livro de Paulo Coelho, "O Diário de um Mago", que veio sob forma de presente de amigo secreto de um amigo muito especial do qual sou madrinha de casamento, João Paulo Fraga.

Na verdade, ganhei um kit que continha: 

* o livro em questão
* um leque decorativo
* uma samambaia
* 2 dvds: Lendas da Paixão e Um amor para recordar

Sendo professor da escola em que trabalho, temos uma convivência diária, e fica muito fácil me presentear, já que sou muito transparente naquilo que gosto ou não. Mas é preciso ser bom observador para acertar tanto...

Paulo Coelho se tornou parte do meu lado místico, gosto de ler o que tem a dizer, e este é um dos exemplares mais famosos que eu não havia lido ainda...

O leque faz parte da minha paixão pelo mundo oriental, que marca a decoração de meu quarto e corresponde à tatuagem que carrego nas costas: uma gueixa!

A samambaia é uma longa história!
Uma vez falei que, como eu não iria casar, via-me lendo livros e cuidando de uma samambaia...  Eis meu presente que está na sala de casa!

Os dvds... Lendas da Paixão é um filme que assisti milhares de vezes, pois tinha gravado em fita ainda... Uma paixão antiga... Tenho em um caderno as frases do filme, pois achava que um dia poderia usá-las, como: "Coisas não ditas e não feitas entre nós." Ainda não revi, e quando o fizer, merecerá uma postagem!

Já "Um amor para recordar" representa meu amor pelos livros  de Nicholas Sparks que são transformados em lindos filmes... 

Dizem que "O Diário de um Mago" é o melhor livro de Paulo Coelho, mas não sei se acho... Lógico que adoro muitos trechos e meu livro é todo grifado, além do que há uma grande quantidade de frases postadas em minha seleção...

Trata-se da viagem de Paulo Coelho para Santiago de Compostela, em que ele deve encontrar sua espada. Para alcançá-la, passa por inúmeras provações, conhecendo seus limites, praticando algumas atividades da Tradição que vão ajudá-lo a manter a calma, tranquilidade e a certeza de seus passos. Tais práticas são descritas no livros como atividades que podem ser feitas. Confesso que fiquei com medo de algumas, que nem cheguei a lê-las inteiramente... Mas há umas interessantes! Muitas relacionadas com energia, o que acredito que sejam possíveis... Mas não me atrevo!



Uma delas diz que toda vez que você tiver um pensamento negativo, deve fi ncar a unha do indicador na raiz da unha do polegar; outra de olhar as sombras a fim de encontrar soluções erradas para seu problema até encontrar a que dará certo.

Muitas vezes Paulo acha um absurdo ter largado tudo para percorrer esse caminho, mas não desiste.
Faz pensar em nossos sonhos... na caminhada até eles. Quantas vezes achamos que estamos indo longe demais, que estamos sozinhos, que não vamos aguentar até o final. Cada um deve travar suas batalhas, e se for mesmo de coração, se tiver essa certeza, não há como dar errado no final. Pode até demorar, mas há de acontecer!

"Poucos aceitaram o fardo da própria vitória: a maioria desistiu dos sonhos quando eles se tornaram possíveis. Recusaram-se a combater o Bom Combate porque não sabiam o que fazer com a própria felicidade, estavam por demais presos às coisas do mundo."


Portanto, sonhe, não tenha medo de viver aquilo que acredita; não desista, siga em frente, passe por desafios que acredita a princípio que não vai ser capaz, torne-se mais forte a cada passo e seja digno de sua conquista!

"Não existe nenhum pecado em ser feliz."




SELEÇÃO DE TRECHOS


"A gente não precisa subir uma montanha para saber se ela é alta."

"O barco está mais seguro quando está no porto, mas não foi para isto que foram construídos os barcos."

"A maneira de se corrigir o pecado é andando sempre em frente, adaptando-se às situações novas."

"A única coisa que fiz foi utilizar rotas diferentes."

"Quando se viaja em direção a um objetivo é muito importante prestar atenção no Caminho. O Caminho sempre nos ensina a melhor maneira de chegar e nos enriquece enquanto estamos caminhando."

"Tudo é permitido, menos interromper uma manifestação de amor. Quando isto acontece, quem tentou destruir é obrigado a reconstruir."

"O Bom Combate é aquele que é travado em nome de nossos sonhos. Quando eles explodem em nós com todo o seu vigor  nós temos muita coragem, mas ainda não aprendemos a lutar. Depois de muito esforço, terminamos aprendendo a lutar, e então já não temos a mesma coragem para combater."


"O primeiro sintoma de que estamos matando nossos sonhos é a falta de tempo. O segundo (...) são nossas certezas, porque não queremos olhar a vida como uma grande aventura a ser vivida, passamos a nos julgar sábios, justos e corretos no pouco que pedimos da existência. (...) O terceiro sintoma é a paz. A vida passa a ser uma tarde de domingo, sem nos pedir grandes coisas e sem exigir mais do que queremos dar."

"Vemos sempre o melhor caminho a seguir, mas só andamos pelo caminho que estamos acostumados."

"De todas as maneiras que o homem encontrou para fazer mal a si mesmo, a pior delas foi o Amor. Estamos sempre sofrendo por alguém que não nos ama, por alguém que nos deixou, por alguém que não quer nos deixar. Se estamos solteiros é porque ninguém nos quer, se estamos casados, transformamos o casamento em escravidão."

"Temos sempre que buscar uma recompensa."

"Não existe religião que seja capaz de juntar todas as estrelas, porque se isso acontecesse, o Universo se tornaria um gigantesco espaço vazio e perderia a sua razão de existir. Cada estrela - e cada homem - tem seu espaço e suas características especiais."

"Sabemos o que queremos e vamos atingir se insistirmos, mas o tempo para chegar ao objetivo depende da ajuda de Deus."

"Assim é. As coisas nesta vida duram muito pouco."

"(...) Existe algo que está além dos desejos e de você mesmo. A faísca divina. O que as pessoas chamam de sorte."

"Seja gentil. Aceite um elogio que você merece."

"Uma ameaça não pode provocar nada se não é aceita. Atacar ou fugir fazem parte da luta. O que não faz parte é ficar paralisado de medo."

"O homem é o único ser na natureza que tem consciência de que vai morrer. Por isso, e apenas por isso, tenho um profundo respeito pela raça humana, e acredito que seu futuro será muito melhor do que seu presente. Mesmo sabendo que seus dias estão contados e tudo irá se acabar quando menos espera, ele faz da vida uma luta digna de um ser eterno. O que as pessoas chamam de vaidade - deixar obras, filhos, fazer com que seu nome não seja esquecido - eu considero a máxima expressão da dignidade humana."

"A Morte (....) ali estava ela, dizendo que, quando me pegasse nas mãos para viajarmos até outros mundos, eu não devia carregar comigo o maior pecado de todos: o Arrependimento."

"Tudo o que você aprendeu até agora só tem sentido se aplicado a alguma coisa. (...) A sabedoria só tem valor se puder ajudar o homem a vencer algum obstáculo."



"Cada um tem uma maneira de ver a vida, de conviver com as dificuldades e com as conquistas. Ensinar é mostrar que é possível. Aprender é tornar possível a si mesmo."

"Esta história não podia se repetir sempre - eu precisava vencer naquele dia."

"Ele tinha um propósito muito mais nobre: o amor de uma mulher. E este ideal fez com que vencesse todos os combates."

"Este é o momento mais difícil na vida de um homem. Quando ele vê o Bom Combate e se sente incapaz de mudar de vida e partir para a luta. (...) Estou falando de um ato de vontade, um desejo concreto de lugar contra tudo aquilo que não lhe deixa satisfeito no seu dia a dia."

"Fugir da luta é o pior que pode nos acontecer. É pior do que perder a luta, porque na derrota sempre podemos aprender alguma coisa, mas na fuga tudo o que conseguimos é declarar  a vitória de nosso Inimigo."

"O segredo é o seguinte: você só pode aprender quando ensinar."

"A cidade despertava para suas horas de trabalho, de amores sofridos, de sonhos distantes e de contas a pagar."


"Acostume-se a sorrir e terminará alegre."

"Eu voltava a acreditar em milagres e nas coisas impossíveis que o homem é capaz de conseguir na sua vida diária. Os altos cumes que me cercavam pareciam dizer que só estavam ali para desafiar o homem. E que o homem só existia para aceitar a honra deste desafio."

"Se eu me esforçasse como havia me esforçado, talvez conseguisse um dia entender que as pessoas sempre chegam na hora exata aos lugares onde estão sendo esperadas."



O ano termina e é válido pensar no nosso caminho, nos sonhos, no amor!
Renovar nossas energias, fé e esperança para caminhar ainda mais em busca daquilo que desejamos!
FELIZ 2013!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Um porto seguro: todos têm uma história!

Estou em dia com minhas leituras, mas deixei de postar no blog devido à correria do final de ano... Formatura, coquetel, confraternização da escola, noivado de uma amiga... Tudo na mesma semana... E minha postagem foi ficando para depois... Até que agora o tempo me sobra, ainda mais que a academia está fechada esses dias!

Dessa forma, posso colocar em ordem minha vida para começar mais um ano.
Hoje aproveitei e coloquei ordem no guarda-roupa, que ainda continha exemplares de inverno... Guardei cartas e bilhetes de alunos, lembranças do final do ano em seus devidos lugares... Agora minhas reflexões...

Devo terminar o ano com a leitura de 17 livros, sendo "O Diário de um Mago" o último deles.  Em média é isso mesmo que leio. O ano passado li um a mais... No momento, acabei de fazer uma listinha de livros que gostaria de comprar. Entre eles: Férias, PS eu te amo, A primeira vista, Laços Inseparáveis, Ame o que é seu...

O livro que vou comentar agora é Um Porto Seguro, que ganhei de minha mãe pelo dia do professor! Esta é campeã de me dar presentes em todas as datas. Até hoje ganho presente de dia das crianças, geralmente são sapos, depois da coleção de Garfield. Digo que faço essa coleção até meu príncipe chegar. O último que ganhei de natal até dança!



Mas não vamos perder o foco... Trata-se de mais um livro de Nicholas Sparks...



Você sabe que está lendo Nicholas Sparks quando...

- Há um casal por quem nos apaixonamos facilmente

- Encontramos surpresa no romance, seja no rumo das personagens ou no final do livro.

- A história se passa na Carolina do Norte. 

- Gostamos tanto da história que temos que nos controlar para não devorar todo o livro, mas saborear aos poucos, conviver, viver cada história como se passasse dentro de nós.

"Todos têm uma história." E "Um Porto Seguro" vai contar a de Katie, uma mulher batalhadora, que carrega as marcas de um passado asqueroso. Pouco fala da vida que deixou para trás, mas sua origem faz parte da história, e ela tem que aparecer, tornar-se clara em algum momento, para que seja possível seguir um rumo sem medo.

O fato é que Katie era casada, e fugiu de tanto ser agredida pelo marido, em todos os sentidos. É impressionante o sentimento de raiva que criamos por Kevin. A forma com que ela foge e se recria para recomeçar é surpreendente e de muita inteligência. Mas não podemos esquecer que o marido que ela deixa para trás é investigador, machista, orgulhoso, ignorante e não deixará isso barato.


Seu porto seguro será o viúvo, Alex, que cuida de seus dois filhos adoráveis e que vai cuidar, de certa forma, de nossa Katie.
Katie também contará com a amizade de Jo, uma pessoa que pouco se revela a princípio, mas que se mostra amiga, divertida, faz com que ela pense sobre seus atos e sentimentos e faça as escolhas certas, escute seu coração.

Se você já leu, deixe seu comentário.
Se ainda não leu, precisa acompanhar esta história de amor, entrega, coragem e recomeço!


...SELEÇÃO DE TRECHOS...


"A leitura era o único luxo a que ela se permitia."

"Cresci aqui, depois saí e voltei após um bom tempo. É assim que sempre acontece, não é?"

"Quanto mais tempo você mora neste lugar, mais compreende que aqui não existem segredos."
(Pior que é verdade... cidades pequenas... todo mundo sabe tudo sobre tudo...)

"Às vezes, começar de novo é exatamente o que uma pessoa precisa. E eu acho que é algo admirável. Muitas pessoas não têm a coragem necessária para fazer algo assim."

"As coisas precisam de um único instante para dar errado."

"Menininhas. Elas conseguiam amaciar os corações mais embrutecidos."

"Quando penso na minha infância são lembranças de pequenos momentos agradáveis como esse."

"Muitas vezes falam que "o céu vai cair" na previsão do tempo, mas, quando uma chuva forte realmente cai, as pessoas estão desprevenidas. Se não for tão ruim quanto a televisão previu, nós reclamamos. Se for pior do que esperávamos, nós reclamamos. Se for tão ruim quanto esperávamos, aproveitamos para reclamar, também, porque as previsões geralmente são erradas e não havia como saber que elas estariam certas desta vez. É apenas mais uma razão para que as pessoas reclamem."

"Uma vida normal, de prazeres simples."

"Todo mundo mente. É necessário para viver em sociedade. (...) As pessoas mentem por omissão, e isso acontece o tempo todo. As pessoas sempre contam a maior parte da história... E eu aprendi que a parte que elas deixam de contar é sempre a mais importante. As pessoas escondem a verdade porque têm medo."



"É frustrante quando as pessoas se recusam a contar a verdade."

"Na maior parte do tempo nada é fácil. Temos simplesmente que tentar fazer o melhor que pudermos."

"Ela é parte da pessoa que você é."

"Aquele homem estava satisfeito com a vida que tinha e todos os seus sonhos, de alguma forma, tinham se realizado."

"Uma garota precisa sonhar."

"Todo mundo tem um passado, mas ele se limita a ser apenas o passado. Você pode aprender com ele, mas não pode mudá-lo."

" Ele adorava o jeito que suas mãos se encaixavam perfeitamente, a maneira pela qual cada toque era carregado de uma expectativa deliciosa, como se um estivesse se guardando para o outro."

"Quero que você faça uma coisa por mim (...) Eu quero... que você seja feliz."

"Tenho que acreditar que é possível (...) É a única coisa que me resta."

"Deve ser ótimo acordar todos os dias sabendo que você pode fazer tudo o que quiser, na hora que quiser."

"O amor não significa nada se você não estiver disposta a assumir um compromisso e você não pode pensar apenas no que você quer. Você tem que pensar também no que ele quer. Não apenas agora, mas também no futuro."

"Não tenho certeza de que a vida de qualquer pessoa no mundo aconteça exatamente do jeito que se imagina. O que podemos fazer é tentar sempre agir para que tudo aconteça da melhor maneira possível. Mesmo quando tudo parece impossível."

"Você conhece a pessoa que sou verdadeiramente. (...) E é por isso que, de alguma forma, acho que o destino nos unirá algum dia."


"Há sonhos que nos visitam e que nos deixam com uma sensação de plenitude quando acordamos e há sonhos que fazem com que valha a pena viver a vida."

"Talvez meus sonhos não sejam tão complicados. Talvez eu ache que um emprego é simplesmente um emprego."

"Talvez eu não queira ser definida por aquilo que faço. Talvez eu queria ser definida por quem eu sou."

"As coisas boas não duravam para sempre. A alegria era tão efêmera como uma estrela cadente cruzando o céu, uma luz que pode se apagar a qualquer momento."

"Nunca é tarde demais para fazer a coisa certa."

" - E se ele não me perdoar?
- Então ele não é quem você pensou que fosse."

"Todo casal precisa de discussões ruins de vez em quando. Apenas para provar que o relacionamento é forte o bastante para sobreviver a elas."

"Vamos encontrar uma maneira de suportar tudo isso juntos, porque eu sei que quero passar o resto da minha vida com você."

"Não podia adiar o inadiável para sempre."

"Na vida de cada um, há um momento inegável de mudança, um conjunto de circunstâncias que, repentinamente, faz com que tudo se transforme. Para mim, este momento aconteceu quando o conheci."

"Se você o ama, então o ame para sempre. Faça-o rir novamente e valorize os momentos que passarem juntos. (...) Considere-se uma pessoa de sorte por tê-lo encontrado. Ele é o tipo de homem que vai provar que você está certa."

"O amor é capaz de alcançar o impossível."




ESPERO QUE TODOS TENHAM TIDO UM NATAL ESPECIAL!
AQUI VAI MEU AGRADECIMENTO ESPECIAL À TIA CIDINHA QUE GARANTIU O CAPELETTI NO ALMOÇO DE NATAL NA CASA DO TIO PAULO... 



EU CAUSEI TUMULTO ESTE ANO COM ESTA HISTÓRIA DE CAPELETTI. 
MAS NÃO PRECISAVAM SE PREOCUPAR... VALE A TRADIÇÃO, O ENCONTRO, AS FOTOS E RISADAS!

A próxima postagem fica com Diário de um Mago de Paulo Coelho.
Provavelmente devo postar em 2013 junto com a retrospectiva literária de 2012!
Aguardem!
Beijos a todos e aproveitem o restinho do ano da melhor forma!
Gostei de uma frase que li no facebook esses dias e posto aqui
"Que 2013 traga o que 2012 não trouxe..."


domingo, 2 de dezembro de 2012

Apaixonados da vida inteira...

Há dois capítulos no livro de Rubem Alves, Pimentas, que merecem destaque:


- A minha benção

- Amor de velhice

Coincidentemente ou não, estão na sequência e relacioná-los me parece uma boa ideia.

Rubem Alves conta uma história de amor da década de 1930, em que o homem deveria cortejar a mulher, dar os primeiros passos para que ela não ficasse mal falada. Havia um distanciamento grande, só se viam de longe, e, mesmo assim, eles se apaixonaram. 

Ela precisou ir para São Paulo, em decorrência da morte de sua irmã que deixara três filhos. Tomou gosto pelas crianças, e também pelo cunhado, o qual a pediu em casamento. Só então foi revelado o amor que sentira por outro homem. A condição era que a aceitasse, apesar da verdade dita depois de tanto tempo calada.

Casaram-se, tiveram outros filhos e viveram a opção que tinham feito. Felizes? Não acredito.
Felicidade é amor. Amar.
Talvez tivessem tido uma convivência satisfatória, afinal cada um carregava sua perda, respeitavam   e aceitavam esse espaço do outro.
Deviam achar que poderiam juntar os pedaços do coração de cada um formando um só, mas essa soma não é tão simples assim.... "Você leva o que restou de você, eu levo o que restou de mim", mas não há encaixe entre as partes.
É como se fosse realmente um quebra-cabeça. Achar a peça que forme a imagem perfeita, que não sobre espaço e não falte. Amor exige espera, paciência, cuidado, observação, escolha. E depois que você encontra essa peça, não adianta substitui-la. A imagem será outra... Talvez melhor, talvez pior, mas jamais perfeita. 

Amar é ter aquela certeza, sensação que nos faz dizer: É isso! É tudo o que eu quero para mim!

O fato é que, depois de muito tempo, ela recebe um telefonema da filha do antigo amor. Velho e doente, ele queria vê-la. E o desfecho eu o transcrevo para não perder tamanha beleza...

"Para sua surpresa, o marido imediatamente se levantou, vestiu o paletó e disse: Vamos!

Seguiram para o hospital. O marido a deixou na porta do quarto, avisando-a que a esperava no saguão.

Tiveram então, os dois, a primeira longa conversa de suas vidas. Ele confessou que a havia amado a vida inteira e que só a proximidade da morte lhe dera a coragem de se aproximar.

Não se sabe o que se passou nem o que sentiram quando se viram velhos e amados um pelo outro - certamente seguraram-se as mãos - a vida inteira. Os apaixonados de vida inteira voltaram a se ver foram se vendo até ele morreu, algumas semanas mais tarde, sorrindo por se sentir amado."


Não gosto de pensar nessa espera tão dolorida que viveram, nas escolhas feitas, ignorando o que o coração sentia. A falta de coragem, de ousadia.... Mas fico feliz por viver em uma era moderna, onde tudo pode acontecer. 

Gosto dessa liberdade de procurar pela peça do quebra-cabeça, de não ter que ficar em casa esperando, de buscar, lutar pela imagem perfeita, nem que o preço seja alto. Se é amor, eu pago!

E no capítulo seguinte, uma letra de música de Chico Buarque me parece ser parecida com a história do nosso velho, contando, no fim da vida, do amor:


"Então eu lhe pergunto pelo amor ..
Ele me é franco, 
Mostra um verso manco
 De um caderno em branco 
Que já se fechou. "

E explico a grandiosidade dessa letra, desse poema maravilhoso e triste com um trecho de Rubem Alves:


"Há uma diferença entre as palavras que os jovens dizem e as palavras que os velhos dizem. As palavras dos jovens anunciam um horizonte, um desejo, um sonho, o início de uma viagem. As palavras que os velhos dizem, eles as dizem olhando para trás, fim de viagem, preparando-se para
atracar o barco."


O Velho 

O velho sem conselhos 
De joelhos 
De partida 
Carrega com certeza 
Todo o peso 
Da sua vida. 
Então eu lhe pergunto pelo amor. 
A vida inteira, diz que se guardou 
Do carnaval, da brincadeira 
Que ele não brincou. 
Me diga agora 
O que é que eu digo ao povo 
O que é que tem de novo 
Pra deixar... 
Nada. 
Só a caminhada 
Longa, pra nenhum lugar... 


O velho de partida 
Deixa a vida 
Sem saudades, 
Sem dívida, sem saldo,
Sem rival 
Ou amizade. 
Então eu lhe pergunto pelo amor... 
Ele me diz que sempre se escondeu,
Não se comprometeu 
Nem nunca se entregou... 
E diga agora 
O que é que eu digo ao povo 
O que é que tem de novo 
Pra deixar... 
Nada. 
E eu vejo a triste estrada
 Onde um dia eu vou parar. 

O velho vai-se agora, 
Vai-se embora 
Sem bagagem. 
Não sabe pra que veio,
Foi passeio,
Foi passagem. 
Então eu lhe pergunto pelo amor ..
Ele me é franco, 
Mostra um verso manco
 De um caderno em branco 
Que já se fechou. 
Me diga agora 
O que é que eu digo ao povo, 
O que é que tem de novo 
Pra deixar... 
Não. 
Foi tudo escrito em vão 
E eu lhe peço perdão 
Mas não vou lastimar 
Não, não vou lastimar... 



Chegar a velhice e pensar que "tudo foi escrito em vão" não deve ser uma experiência agradável, não desejo a você, não desejo para mim... Quero viver um amor história, em que essa vida seja apenas parte de muitas outras que seguiremos juntos!
Acho que essas passagens eram dignas de postagem e reflexão. 



Deixe seu comentário, seu desabafo...