Páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Para Sempre: o amor

Nesses dias de inverno e deliciosas férias, estive acompanhada de Kim e Krickitt, um casal exemplo de fidelidade, comprometimento, amor e fé. Mais do que personagens do livro "Para Sempre", vivenciaram de fato toda a trajetória descrita.

Toda história de amor que se preze não é simples assim, nem em contos de fadas. Dá o que ver para a mocinha ficar com o tal príncipe. Até a fada aparecer, ela se tornar a princesa e ser feliz para sempre há uma série de problemas que devem ser enfrentados. Assim, somos preparados, desde criança, a enfrentar o mundo das paixões e amores: há um lobo mau por aí, bruxas, feitiços, inveja para todos os lados, há um tempo para que tudo possa acontecer, como nos mostra a Cinderela.
O livro "Para Sempre" nos faz refletir a respeito das dificuldades que os caminhos do amor oferecem, na coragem que é necessária, na ousadia que é preciso ter para desafiar a si mesmo, ao destino, ou aos fatos.
A princípio, para ser "Para sempre" é imprescindível que o amor assim o seja, ou não há possibilidade de cumprimento das palavras em outras condições.

Kim e Krickitt têm esse amor um pelo outro, o que permite uma fidelidade além do que imaginamos ser possível.
Kim é convidado muitas vezes, por força da situação, a desistir, a entregar os pontos e recomeçar. Mas ele é forte e apaixonado o bastante para permanecer focado. O amor é sua convicção, a certeza que o faz ser o melhor que pode a ela a cada dia que passa.

Um acidente é capaz de destruir o momento que estão vivendo, mas Deus dá uma segunda chance ao casal, provavelmente como resposta a tamanho amor e grandiosa fé. Um novo homem e uma nova mulher passam a existir dentro deles, e seus votos são renovados!

"Demoramos um pouco para lembrar que não estávamos completamente impotentes, afinal, ainda podíamos rezar."

"O cristianismo está no centro dela. É uma parte da alma, e a alma não pode ser afetada por qualquer ferimento, porque é imortal. Sua fé sempre vai estar viva. Está viva agora."

Krickitt, depois do acidente, é sim vitoriosa pela vida, mas Kim é vencedor pelo amor...

Um livro previsível, mas, se pensarmos bem, é um exemplar inspirador que serve de lição e guia para aqueles que estão nas perigosas trilhas do amor. Além disso, ele nos mostra que o amor pode sim vencer e ser para sempre mesmo diante dos maiores empecilhos que possam aparecer. Basta acreditar e dar tempo ao tempo!

"O risco faz parte do amor."

E A FAMOSA SELEÇÃO DE TRECHOS...

"Mesmo os sonhos têm seus momentos mais mundanos."

"Uma parte de mim quer se encontrar com ele, acho que vai ser bem divertido. Outra parte não quer, porque não desejo começar a nutrir sentimento por ele se esse relacionamento não for algo bom, isto é, uma coisa que me deixe feliz. Se for uma coisa boa, por favor, me dê um sinal e me ajude a fazer as coisas direito."

"A vida não é justa; é apenas a vida."
"Não conseguia acreditar que a mulher mais alegre e entusiasmada que conheci em toda minha vida fora arrancada de mim de forma tão selvagem."

"Eu precisava estar em um lugar onde a vida fosse mais previsível, uma situação onde eu pudesse exercer maior controle."

"Era preciso pressionar as pessoas para que elas conseguissem desenvolver todo o seu potencial, pois elas nem sempre percebem até onde podem ir."
"Eu, realmente, devia colocar tudo nas mãos de Deus. Eu estava chegando em um ponto em que, por um lado, tinha esperanças de que tudo daria certo, mas, por outro, concluía que aquilo poderia não acontecer."

"Por várias vezes me questionei, querendo saber quando aquele momento chegaria. Eu sabia que seria um dia que teria que encarar e vivia com medo do possível resultado."

"Eu precisava que em algum aspecto da minha vida eu fosse bem-sucedido."

"A verdade pura e simples era que eu não conseguia enxergar a minha vida sem a mulher que eu amava, a mulher que eu havia jurado proteger em tempos de dificuldade e desafios."

"Eu acreditava, cada vez mais, que a minha tarefa como marido, que amava realmente sua esposa, poderia ser ajudar a restaurar sua independência, a um ponto que ela pudesse viver o resto da sua vida sem precisar de ninguém."

"Memórias compartilhadas deixam um rastro de ligações emocionais."

"Eu quero ter a lembrança de um vestido branco longo, e do momento em que meu pai me conduz até o altar. Quero saber qual é a sensação quando isso acontece."

"Passamos a olhar para o futuro, não para o passado, e nosso futuro nos deu oportunidades que não poderíamos ter imaginado."
"Éramos apenas duas pessoas tentando viver nossa vida juntos, manter as promessas que fizemos um ao outro e nos esforçando sempre para que Deus estivesse no centro de tudo isso."

"Realmente vivi a vida como queria."

"Nossa família vive conforme três preceitos:
Primeiro: Sempre fazer o que é certo.
Segundo: Esforçar-se ao máximo.
Terceiro: Tenho dificuldades, mas, juntos, nós venceremos."

"Se está faltando alguma coisa em sua vida, peça. Você será atendido. Comprometa-se, e todos os compromissos assumidos serão duradouros. Para sempre" 


E, para mim, não basta até que a morte os separe,  fico triste, quero que seja além da vida, aí sim: "PARA SEMPRE".

Próximo livro: A escolha.
É do cara: Nicholas Sparks!


sábado, 7 de julho de 2012

Melancia: Uma mulher que faz, desfaz e refaz!

Meu novo romance foi Melancia... como meus amigos disseram, livro de mulherzinha.... Não ligo, sendo eu uma mulherzinha, mulher ou mulherão... dependendo dos olhos de quem me vê.... hahaha

Fico triste com o título, embora a capa seja bonita. Quem gostaria de ler um livro com tal título, sem ser a Magali?!
Então qual seria a minha sugestão?!
Uma mulher em transformação
Escolhas da vida
Sei lá, qualquer coisa seria melhor que Melancia, título que apenas faz uma alusão ao corpo da mulher quando grávida.

O livro é contado sob o ponto de vista de Claire, uma mulher que vê seu casamento se desfazer devido à traição de seu marido com a vizinha. Isso ocorre logo após o parto. Sozinha, ela volta para a casa dos pais e tenta recomeçar sua vida sem James.
O divertido é que escutamos todos os pensamentos de Claire, o que torna a história divertida, embora trágica. Mas acho que é assim que deve ser: sempre devemos buscar um motivo para sorrir ou rir, mesmo que tudo não saia como planejamos, por mais difícil que seja.

Terminar um casamento, pensar em uma segunda chance, escolher um novo caminho, recomeçar sozinha são situações em que nossa personagem tem que passar, tornando-se mais forte, independente e mais mulher a cada etapa.

Depois da separação, James desaparece.... por quase 300 páginas... Mas ele retorna para que tudo seja resolvido, e mais do que Claire, nós temos certeza de que sua decisão é mais do que certa.
Transcrevo aqui alguns trechos em que Claire está pensando alto, refletindo sobre sua escolha.
"Sabia que fizera a coisa certa. Pelo menos pensava ter feito. Mas acontece que aquilo era a vida real, e nenhuma decisão era inteiramente clara. Não é como virar no lugar certo e conseguir a felicidade para sempre ou virar no lugar errado e  sua vida se transformar num desastre. Na vida real, muitas vezes é quase impossível dizer qual decisão que se deve tomar, porque o que se ganha e o que se perde muitas vezes são equivalentes."

"Queria que minha vida fosse como um jogo de computador. Se tomar a decisão errada, perco uma vida. Se tomar a decisão certa, ganho pontos."

"Desejava um mundo onde as coisas boas e más tivessem rótulos claros. Onde a música sinistra começasse a tocar no instante em que o vilão aparece na tela, de modo a não se poder confundi-lo com o mocinho."

Há tantos clichês, tanta coisa engraçada, exagerada, dramática que faz com que a gente se identifique em partes com essa mulher de fases que é apresentada a cada capítulo com seus altos e baixos, que muda de opinião sobre tudo e todos,  que faz e desfaz e se refaz....

O livro fala sobre relacionamento, casamento, divórcio, superação e recomeço.

DEIXO AQUI MINHA SELEÇÃO "MELANCIA"

"A vida não respeitava circunstâncias. A vida simplesmente vai em frente e faz o que tem vontade, sempre que tem vontade."

"A capacidade para cozinhar pula uma geração. Eu sabia cozinhar. Portanto, minha filha não saberia." (Gostei dessa informação)

"Quando o mundo acabar e tivermos descartado nossas mortais pertubações e estivermos todos no Céu quando o tempo deixar de existir e formos puros espíritos e tivermos uma vida eterna, toda dedicada a contemplar o Todo-Poderoso, eu ainda vou precisar de uma barra de chocolate." 

"Se você deixa de ter alguém ou alguma coisa, sente sua perda e, depois, passado algum tempo, preenche o buraco que ficou em sua vida, a ausência, aos poucos, fica cada vez menor e, afinal, desaparece. Há um sentido na dor. Há um motivo e uma direção para ela."

"Um pequeno período com o coração partido tem seu valor. Dá humildade à pessoa."


"Eu não sabia como iríamos dividir a maioria de nossos bens, porque não pertenciam a mim e não pertenciam a James. Pertenciam a um ilusório terceiro personagem: 'nós'. E isto era muito maior do que a soma das suas partes. Mas parecia que o 'nós' não estava apenas ausente. Estava morto. Assassinado por James. E morreu sem deixar testamento."
"Meu lema era: sempre deixe para amanhã o que está programado para hoje. E se puder evitar fazer isso até a próxima semana, então ainda melhor."

"Supere isso e, se não puder superar, supere o vício de falar a respeito."

"Liberdade é apenas mais uma palavra para definir a situação de quem não tem mais nada a perder."

"Nota dez para meus instintos.
Nota zero para meu bem-estar."
(Dramática)


"Se eu não pudesse enfrentar minha própria vida, não poderia esperar que alguma outra pessoa fosse capaz de fazer isso em meu lugar."


"Algo se rompera. A paciência se esgotara. Foi pegar um pacote de tolerância, e o armário estava vazio."

"Quem foi que disse: Tenha cuidado com seus desejos. Você pode conseguir realizá-los?
E um santo qualquer disse: Há mais lágrimas causadas pelas preces atendidas do que pelas desatendidas."

"A raiva é boa. A raiva afasta a dor. A raiva me dá poder."
"Talvez eu tivesse no emprego errado, talvez eu não possuísse uma verdadeira vocação, talvez eu apenas fosse uma grande preguiçosa. Na melhor das hipóteses, pensava nele como um meio para o fim; na pior, como um inferno na terra. E só pensava na hora de me aposentar. Faltavam somente 31 anos. A não ser que eu tivesse sorte, nesse ínterim, e morresse.
Meu Deus!
Por que não nascera rica.
Lamento, lamento, sei que não deveria queixar-me. Tinha sorte de ter um emprego. Só que desejava poder ter alguém para tomar conta de mim."


"Aceitara que minha vida não seria nunca mais a mesma novamente, e tampouco seria da maneira como eu a planejara. As coisas que eu esperara jamais aconteceriam."

"Enquanto isso, eu decidira que, simplesmente, tocaria minha vida, e, se o Sr. Perfeito chegasse, daria um jeito de abrir espaço para ele em algum lugar."

"Às vezes você conhece uma pessoa maravilhosa, mas apenas por um rápido instante. E essa pessoa toca sua vida por um momento, mas de uma maneira especial. E, em vez de lamentar o fato de ela não poder ficar com você por mais tempo ou por você não ter a oportunidade de conhecê-la melhor, não é mais sensato ficar satisfeito por ter chegado a conhecê-la um dia?"

"Ninguém sabe o quanto é forte até precisar ser."

"Quando a felicidade faz uma aparição como convidada especial na vida da pessoa, é importante aproveitá-la ao máximo. Pode não ficar por perto muito tempo..."

Ao meu ver, Melancia tem um final feliz. Claire encontra a saída, tudo é apenas uma questão de tempo e oportunidade  O livro serve de lição para muita mulher que ainda precisa se descobrir, encontrar o caminho e ser feliz de fato ou novamente.
Até o próximo exemplar que será meu companheiro durante as esperadas férias!