Páginas

domingo, 6 de maio de 2012

Ágape? Amor. Amém!

Parece que estou um pouco lenta em minhas leituras, mas não sou de ler livros de forma rápida, porque gosto de saborear aos poucos... Meu último exemplar foi Ágape, do Padre Marcelo Rossi. 
Luciana Avancini lendo Ágape?! Sim, por que não? 
Eu sou Literatura de qualquer forma, de qualquer jeito, eu sou livro com capa dura e edição de bolso, sou livros mais lidos e promocionais, sou Nicholas Sparks, Paulo Coelho, sou a palavra escrita, a mensagem dada, a lição absorvida. E, neste livro em questão, sou oração, reflexão e aprendizado.

"Para mim, a oração é um impulso do coração, um simples olhar lançado aos céus." 
Santa Terezinha do Menino Jesus

Primeiro, gostaria de dizer que o prefácio de Gabriel Chalita acrescenta outro valor à obra, chama-nos atenção para esse momento em que devemos parar e refletir sobre nossas atitudes e valores, descobrir o que é amor e felicidade de verdade, questionar se estamos cumprindo nossa missão...

"Falta estima pelo ser humano. Vivemos em uma sociedade em que o consumo coisifica a pessoa. Quanto mais se tem, mais se deseja, e quando não se tem, o desejo também faz questão de ficar. Falta um sonho de vida e sobram angústias pelas ausências desse sonho."

É  também nessa parte que li lindas citações sobre Maria, que me fez pensar em minha mãe, que carrega todo esse significado em nossa família.

"Maria tem a missão de cuidar do que nos falta."
"Maria se faz presente para que nada falte à festa."
"Maria dizia com o silêncio."
"Maria é a mãe cuidadosa, zelosa, que se preocupa com os problemas dos seus filhos.(...) Falta vinho em um casamento, e Maria está ali para compreender a angústia e para solucionar o problema. (...) O vinho é apenas a metáfora do que 'falta'. Maria sabe o que nos falta. E intercede por nós."
"Outro detalhe singelo é a paciência de Maria."
"Maria esteve sempre presente. Sem alardes. Sem estardalhaços."
"Não guardou ódio, não falou desnecessariamente sobre a traição."
"Maria é a escolhida. (...) O amor sem limites. O amor que não exige retribuição."

Por que alguém deveria ler esse livro?
Pois proporciona paz interior, questionamentos, mudanças, resgate de valores, em um mundo que mudou muito, que valoriza o ter, enquanto o ser tem ficado esquecido; que trata as pessoas como máquinas, como simples objetos; que esquece que cada um traz consigo uma história; que as pessoas embora sejam duras e frias, têm sentimentos.

Há histórias repletas de significado, principalmente voltadas ao amor, como a que ocorreu na Alemanha, onde o exército havia cercado o castelo e as mulheres tiveram que sair levando todos os bens que pudessem carregar.
"As mulheres foram saindo, trazendo uma estranha carga. Não era ouro. Não eram joias. Não eram pedras preciosas nem vestes ornamentadas. Cada uma vinha curvada com o peso do marido na esperança de salvá-los."
Que declaração de amor mais bela!

Outra pequena história contada é quanto às ações de Madre Teresa de Calcutá. Quando diziam que não fariam a mesma coisa nem por um milhão de dólares. Ela responde:
"Eu também não. Só por amor."
Isso nos faz pensar em muitas coisas... Quantas pessoas dizem que não seriam professores nem por um milhão de dólares, que não iriam se sujeitar a passar por determinadas situações nem por um milhão de dólares, que não queriam lutar por determinado amor por nenhum milhão de dólares...
Somente o amor justifica cada ação.

Já diz Chalita, o convite que Padre Marcelo nos faz com este livro é exatamente este: que sejamos bons!
É simples assim, uma leitura fácil, histórias exemplares, explicações práticas e belas orações ao final de cada capítulo.

"(...) é preciso ir além. Além do que nossos olhos podem ver, além do que nossos sentidos podem captar."

Aqui vai a minha seleção de trechos:

" O obstáculo maior? O medo.
A distração mais bela? O trabalho
Os melhores professores? As crianças.
A primeira necessidade? Comunicar-se.
O pior defeito? O mau humor.
A coisa mais perigosa? A mentira.
O presente mais belo? O perdão.
O melhor remédio? O otimismo.
A força mais potente do mundo? A fé.
A coisa mais bela de todas? O amor."
(Trechos do poema de Madre Teresa de Calcutá)

"Amor é ação. O amor é cuidado."

"Errar faz parte. A escuridão faz parte dos erros em cuja permanência insistimos. Há tantos erros que são facilmente percebidos, mas a nossa teimosia e comodismo nos impedem a busca de uma nova vida."

"Quando o problema surge, é preciso paciência, perseverança e muito amor."

"Pai e mãe não desistem de amar os filhos. Pai e mãe terrenos, cheios de imperfeições, não desistem do amor."

"Toda ação deve levar em conta o projeto primeiro para o qual fomos criados, para amar e para sermos felizes."

"Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las." 
(Madre Teresa de Calcutá)

"Quando magoamos as pessoas com palavras ou atos impensados, muitas vezes em um momento de raiva, estamos deixando marcas de dor em seus corações e que não mais se dissiparão, mesmo que sejamos perdoados."

"Um professor também é um pastor de seus alunos. O bom professor não imagina que os alunos possam ser todos iguais. Conhece um a um e cuida individualmente."

"A vida nos oferece sempre várias janelas. Chorar pela perda faz parte do sentimento humano. Mas ficar diante da janela da perda faz parte de uma busca pela infelicidade."

"Que a tristeza não fique por muito tempo.
Na separação, eu aceito a saudade.
Nas perdas, que eu ganhe aprendendo.
Nos tombos, que eu ganhe levantando."


"O trabalho sem amor te faz escravo."

"Quem ama é paciente."

TERMINO COM FANTÁSTICAS CITAÇÕES SOBRE O AMOR:

"Amar é uma decisão, não um sentimento. Amar é dedicação. Amar é um verbo e o fruto dessa ação é o amor. O amor é um exercício de jardinagem. Arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente, regue e cuide. Esteja preparado porque haverá pragas, secas ou excesso de chuvas, mas nem por isso abandone o seu jardim. Ame, ou seja, aceite, valorize, respeite, dê afeto, ternura, admire e compreenda. Simplesmente: Ame! A vida sem amor... não tem sentido."

"Ama e faz o que quiseres.
De uma vez por todas, uma pequena regra é exigida de ti: ama e faz o que desejas. Se tu manténs o silêncio, faz isso por amor; se gritas, faze-o por amor." 
(Santo Agostinho)


"Fácil é mentir para os quatro ventos o que tentamos camuflar...
Difícil é mentir para o nosso coração."