Páginas

domingo, 6 de março de 2011

Ler: viver um romance

Com a volta às aulas, meu ritmo de leitura deu uma caída. Afinal, ao voltar à rotina, sou tomada pelo sono, e o tempo livre tenho que preparar aulas. Coisas de professor...
Porém, acabei de ler mais um exemplar de Nicholas Sparks e resolvi postar aqui neste sábado de Carnaval enquanto a chuva cai lá fora.
Uma pessoa que tem tempo de terminar um livro em pleno Carnaval, realmente é uma pessoa que não foi afetada pelo espírito carnavalesco. Acho que a chuva e o resfriado que me pegou são responsáveis por isso.

Quando acabo de ler o livro, costumo reler todas as frases destacadas, como se pudesse memorizá-las ou apenas fechar minhas reflexões. Selecionar os trechos de um livro é uma atividade de extrema importância. Já disse e aqui repito. Eu não voltarei a ler o mesmo livro, pelo menos não tenho esse costume. É diferente ler novamente um livro e assistir outra vez o mesmo filme. E tenho uma boa comparação para isso.

Ler um livro é como viver um romance: gostamos, olhamos com carinho, nós nos apaixonamos mais de uma vez, amamos, apegamos e um dia nos despedimos. Passado esse caso, ele fica guardado na memória, não voltamos a viver esse amor. Assim são os livros. Lemos uma vez, nos envolvemos, nos entregamos à leitura e nos despedimos. Vivemos isso com tamanha intensidade apenas uma vez.

Tenho uma experiência que também me faz agir desse modo. Quando estava na época de escola, apaixonei-me por um livro chamado: "Amor de Perdição". Gostei tanto que cheguei a ter o livro para mim. Depois de muito tempo, peguei-o para reler e aquela magia que tinha me fascinado não se fez presente.
Por isso, o livro aparece em nossa vida em determinada fase, mostra-nos respostas, faz refletir e se despede.
Um dia, podemos voltar a lê-los, e pegar os pensamentos destacados, os quais podem apontar outras direções, outras reflexões. São como fotos, não vivemos com intensidade aquele relacionamento ao tocá-las e observá-las, podemos somente deixar o pensamento voar e ter boas lembranças.

Ver um filme novamente é como ver uma foto. Deixamos passar diante dos nossos olhos, mas não vivemos aquilo tudo com intensidade. Por isso as pessoas assistem filmes várias vezes. Mas um livro é exemplar único, uma vez lido, uma vez somente você está entregue às surpresas, mistérios de cada personagem, ato, complicação ou desfecho. Apenas uma vez você se entrega cegamente. Por isso, ler é para quem gostaa e para quem sente. 

Deixarei aqui algumas das frases selecionadas do livro O Milagre.
Devo dizer que o livro é formidável, sem muitas ações e com um final que deixa nosso coração em paz. Mas meu preferido ainda é Querido John.

"Bisbilhotar poderia gerar consequências mais horripilantes do que encarar."

"Eu gosto de surpreender as pessoas. Às vezes é mais fácil obter informações exatas desse modo."

"O cérebro aprende a descartar a grande maioria das informações que recebe, porque, por motivos óbvios, não é essencial que ele se lembre de absolutamente tudo."

"As pessoas não sabem o que está acontecendo, e vão continuar acreditantdo até acharem uma explicação."

"Um dia, você vai aprender uma coisa que não pode ser explicada pela ciência. E quando isso acontecer, sua vida vai mudar de uma maneira que você não pode sequer imaginar."

"Mistérios sempre levam a surpresas."

"Velhos hábitos não mudam."

"Acho que isso acontece com todo mundo quando cresce. Você descobre que as pessoas que conheceu a vida inteira não veem as coisas da mesma maneira. E aí você preserva as lembranças maravilhosas, mas se dá conta de que precisa seguir em frente. É perfeitamente normal."

"O homem é sempre traído pelo olhar. Os olhos sempre dizem a verdade."

"Por mais que possa parecer um acontecimento, desde que seja teoricamente viável, é mais do que provável que possa acontecer alguma vez, em algum lugar, com alguém."

"Eu estou ouvindo. Só que estou ouvindo as coisas que você não está falando."

"Abraçou a ideia de que a maturidade significava calcular o risco muito antes de avaliar a recompensa, e que sucesso e felicidade na vida se conquistavam tanto evitando os erros quanto deixando sua própria marca no mundo."

"A vida sem riscos não era uma vida pra valer, e se era preciso mudar, podia muito bem começar agora."

"A vida era passar o tempo juntos, era ter tempo para caminhar juntos de mãos dadas, conversando calmamente enquanto viam o sol se pôr. Isso não era nada glamuroso, mas era, em muitos aspectos, o melhor que a vida tinha a oferecer."

Bom Carnaval a todos com ou sem chuva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário